Última atualização em 13/05/2025 por Henrique Andrade
O estado de Sergipe está em tratativas para o credenciamento de médicos geneticistas com o objetivo de ampliar o atendimento a pessoas com doenças raras. A informação foi confirmada durante reunião realizada nesta segunda-feira (12) no Ministério Público Federal, com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde, do Hospital Universitário de Lagarto (HU) e de associações ligadas aos pacientes.
A proposta é restabelecer o atendimento no HU Lagarto, onde cerca de 500 pessoas aguardam o início do tratamento. No momento, os serviços estão suspensos, e os órgãos envolvidos estão articulando medidas para sua retomada.
Durante a audiência, foi firmada a realização de um convênio entre o Estado e o hospital, que prevê a formalização do contrato para garantir o atendimento.
Também foi discutido o local de funcionamento do futuro Centro de Referência para Pessoas com Doenças Raras em Sergipe. A proposta é que esse centro seja estruturado para oferecer diagnóstico, acompanhamento e tratamento contínuo.
A nova superintendente do HU Lagarto, Sandra Menta, que assumiu o cargo há um mês, concedeu entrevista ao Jornal da 102 e ressaltou a necessidade de ampliar a equipe médica para garantir o retorno e a qualidade no atendimento. Ela também frisou a importância da colaboração entre o hospital, o estado e os representantes dos pacientes para o avanço das soluções.