Última atualização em 13/05/2025 por Henrique Andrade
A Prefeitura de Lagarto inaugurou, na tarde desta segunda-feira, 12, a Sala da Patrulha Maria da Penha, um novo espaço voltado à proteção e acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica que contam com medidas protetivas. A iniciativa é fruto do trabalho da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Defesa da Cidadania (Semop), por meio da Guarda Municipal de Lagarto (GML).
Instalada dentro da sede da Semop, a nova sala representa um marco na estruturação do serviço da patrulha, que já atua em visitas domiciliares e no acompanhamento das vítimas. A estrutura será essencial para a continuidade das ações da equipe, além de permitir avanços no planejamento de novas estratégias de proteção e enfrentamento à violência de gênero.
A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Amanda Santa Bárbara, destacou durante o Jornal da 102 a importância da criação do espaço para fortalecer o trabalho já realizado no município. Segundo ela, a sala permitirá mais organização e agilidade na elaboração de relatórios, projetos de captação de recursos e outras demandas operacionais, contribuindo para um atendimento mais eficaz e humanizado.
Com a inauguração, o município dá mais um passo no fortalecimento das políticas públicas voltadas à defesa dos direitos das mulheres, reafirmando o compromisso com a prevenção e o enfrentamento à violência doméstica. A Sala da Patrulha Maria da Penha se soma a outras ações desenvolvidas em Lagarto com o objetivo de garantir mais segurança, acolhimento e dignidade às mulheres em situação de vulnerabilidade.