Última atualização em 12/02/2024 por Ítalo Duarte
Embora o carnaval seja marcado pelas tradicionais festividades que levam diversas pessoas aos principais blocos e shows por todo o estado, é preciso lembrar dos cuidados com a segurança dos imóveis.
É recomendável tomar cuidado com os aparelhos eletrônicos, desligar a rede elétrica e fechar registros de água e válvulas de gás, conforme alerta o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) para evitar acidentes envolvendo incêndios e explosões no período que também é conhecido pelas viagens.
“Também é interessante que as pessoas fiquem atentas aos chuveiros elétricos e geladeiras, que são equipamentos que ficam constantemente ligados à tomada. Mas, se for possível, recomendamos que desligue a chave geral da eletricidade. Para este período longo, é interessante esvaziar a geladeira para deixar o eletrodoméstico desligado”, recomendou o capitão Allan Adson, do CBMSE.
Ainda em relação à segurança, o capitão aconselhou que as pessoas escolham pessoas de confiança para cuidar do imóvel durante o período de ausência prolongada de pessoas no imóvel, como no carnaval.
“Em caso de um alagamento ou de um curto-circuito, uma ocorrência de emergência, há uma pessoa responsável pelo imóvel, mantendo um número de contato com o proprietário”, orientou.
Ao retornar ao imóvel, também é recomendável estar atento aos sinais de que há uma situação potencialmente perigosa, como vazamento de gás.
“Se sentir o cheiro de gás, não apague e acenda luzes. Abra portas e janelas. E deixe o gás sair, arejando o imóvel antes de qualquer ação que envolva a eletricidade. Vá até a válvula e feche”, detalhou o capitão Allan Adson.
Acionamento
Em casos que demandem a intervenção dos Bombeiros Militares de Sergipe, é preciso acionar a corporação por meio do telefone 193.
As ocorrências também podem ser direcionadas ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), pelo telefone 190.
O Ciosp também conta com representantes do Corpo de Bombeiros que fazem o direcionamento das equipes para os locais de ocorrência.
Com informações do CBMSE