Última atualização em 04/04/2025 por Henrique Andrade
Post Date: 04/04/2025
Além das plantações de raízes, frutas e verduras e a criação de rebanhos, o município de Lagarto também vem ganhando destaque na área da piscicultura, que promete gerar mais uma fonte de renda e economia aos produtores locais. Com o objetivo de incentivar a atividade, na manhã desta sexta-feira, 4, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf), realizou a soltura de 10.500 alevinos de tambaquis e tilápias, no povoado Tanque.
A iniciativa deixou os produtores satisfeitos e esperançosos com o futuro, gerando a sensação de aprovação de quem vive diretamente da terra. Antônio Alcântara de Lisboa, morador do assentamento José Gaudêncio, destacou a importância do suporte técnico oferecido pela prefeitura.
“Antes a gente colocava peixe e não tinha acompanhamento. Agora tem técnicos que estão orientando a pesar, medir, coisas que a gente não sabia fazer. Isso aqui é um passo importante. Se der certo, vamos cavar mais tanques e aumentar o criatório. Estou feliz. A gente que vive na roça não pode correr atrás de tudo, então esse apoio faz a diferença”, avalia.
Antônio também ressaltou a importância da união entre produtores e poder público.
“Se a prefeitura entra com a gente nesse projeto, a gente também tem que colaborar. Um sozinho não faz nada. Quero ver os outros companheiros também tocando o barco com a gente”, espera.
Olhar no futuro
O município de Lagarto, conhecido por sua forte produção agrícola, agora também desponta como referência na piscicultura. Com a previsão da chegada de mais de 40 mil alevinos para os próximos meses, produtores de assentamentos e povoados terão a oportunidade de diversificar suas atividades, gerar mais renda e movimentar a economia local.
“Temos a oportunidade de apostar em um projeto que pode transformar nossa agricultura e trazer esperança para nossas comunidades: a criação de peixe. Estamos dedicados a desenvolver essa atividade sustentável, que não só diversificará nossa produção, mas também gerará emprego e renda para as famílias. Vamos juntos trabalhar para garantir um futuro próspero e cheio de oportunidades”, disse o secretário de Agricultura, Luciano Júnior.