Última atualização em 27/10/2023 por Ítalo Duarte
Por SE79
Um técnico de informática está sendo investigado por acessar indevidamente e sem autorização as câmeras de notebooks de algumas de suas clientes. Policiais do Departamento de Crimes contra o Patrimônio (Depatri), na manhã da última terça-feira, 24, cumpriram o mandado de busca e apreensão no apartamento do suspeito, localizado no bairro Jabotiana, em Aracaju.
Ver essa foto no Instagram
Segundo a polícia, no mês de abril de ano, duas vítimas informaram ao Depatri que foi localizado um aplicativo suspeito instalado em seus notebooks. Os aparelhos foram encaminhados ao Instituto de Criminalística e, com a perícia, foi localizado um aplicativo espião nos computadores.
Além disso, a polícia colheu informações que corroboraram com a suspeita de que os acessos partiram de um técnico de informática que havia prestado serviço às vítimas.
Dando continuidade às investigações, outras provas colhidas justificaram a representação pelo mandado de busca e apreensão, prontamente deferido pelo Poder Judiciário.
Durante as buscas no apartamento do investigado, foram apreendidos diversos aparelhos eletrônicos, que serão encaminhados para análise pericial.
TrackView
Ainda em meio à ação policial, o homem confessou que havia instalado nos computadores um aplicativo conhecido como ‘TrackView’, que pode ser utilizado para acesso às câmeras sem autorização das vítimas.
O suspeito também citou que, por algumas vezes, teria acionado o aplicativo, tendo acesso às imagens “ao vivo” das vítimas, sendo todas elas mulheres.
A investigação continua com o objetivo de identificar outras vítimas desse crime.
Como checar o programa
Para verificar se o aplicativo foi instalado em seu computador, a pessoa deve acompanhar o seguinte roteiro: acessar no Windows o “Painel de Controle”, em seguida, ir até “Programas e Recursos” e, por fim, checar se na lista de aplicativos instalados existe o ‘TrackView’.