Henrique Andrade2024-05-13T17:11:04-03:00
Última atualização em 13/05/2024 por Ítalo Duarte
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, os nove bombeiros militares de Sergipe especializados em operações de resgate em catástrofes, junto com um cão farejador, já estão em missão para auxiliar nas operações de resgate das vítimas das enchentes causadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, como informado nesta sexta-feira (10).
A equipe começou as atividades de resgate na quinta-feira (9), na cidade de Pelotas (RS), mas nesta sexta-feira foram realocados para Rio Grande (RS), onde havia um alerta de nível vermelho devido ao aumento do nível da água na Lagoa dos Patos.
Cinco dos bombeiros são especialistas em atendimento em situações de inundações e já participaram de operações semelhantes, como em Brumadinho (MG).
Eles partiram de Sergipe no domingo (5) em duas viaturas e tiveram um acidente de capotamento em Jequié (BA) com um dos veículos. Felizmente, não houve feridos. O veículo sofreu danos, e o Corpo de Bombeiros da Bahia disponibilizou um veículo substituto para que o grupo pudesse continuar a viagem.
Conforme a corporação, a viagem foi feita por via terrestre devido à presença do cão e dos equipamentos necessários para as buscas, como botes de resgate e drones.
Quanto às catástrofes no RS, o boletim divulgado pela Defesa Civil nesta sexta-feira informou que o número de mortos devido aos temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde 29 de abril subiu para 113. Uma morte ainda está sob investigação. Há 756 feridos e 146 pessoas desaparecidas.
O número de desabrigados chegou a 406,7 mil. No total, 69.617 pessoas estão recebendo assistência em abrigos, enquanto outras 337.116 encontram-se alojadas na casa de amigos ou parentes.