Última atualização em 25/08/2023 por Ítalo Duarte
Por SE79
O estado de Sergipe irá ganhar uma unidade especializada em acesso aos serviços que visam garantir condições de enfrentamento da violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica. Se trata da Casa da Mulher Brasileira, que teve a assinatura da Ordem de Serviço para a sua construção nesta quarta-feira, 23, em Aracaju.
Orçada em R$ 6,7 milhões e com prazo de execução de 360 dias, a Casa é um dos eixos do programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, coordenado pelo Ministério das Mulheres, do Governo Federal, e representa uma inovação no atendimento humanizado às mulheres, que integra, no mesmo espaço, serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres.
Acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado de crianças. Tudo isso será integrado na Casa.
Em Sergipe, a Casa da Mulher Brasileira será coordenada pela Secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania e funcionará atendimento a todas as mulheres que buscarem o equipamento.
Na assinatura, o Governador de Sergipe Fábio Mitidieri (PSD) externou que a construção da Casa da Mulher Brasileira em Sergipe representa respeito e dignidade ao público feminino.
“A mulher sergipana que é vítima de violência vai ser acolhida nesta Casa e vai ser recebida com amor e carinho necessário. Ela também receberá a assistência psicológica para que ela possa ser reinserida na sociedade sabendo que ela não tem culpa e está sendo vítima de uma agressão. Todos os órgãos, como Ministério Público, Defensoria Pública, entre outros, estão aqui para dizer que a mulher é respeitada e valorizada”.