Última atualização em 02/05/2025 por Henrique Andrade
Durante participação no Jornal da 102, o chefe da Defesa Civil de Lagarto, Silvio Prado, detalhou o recém-apresentado Plano Municipal de Redução de Riscos de Desastres, lançado oficialmente pela Prefeitura de Lagarto por meio da Secretaria Municipal da Ordem Pública e Defesa da Cidadania (Semop). A ação tem como foco principal a prevenção e o enfrentamento de adversidades provocadas pelas chuvas, que tendem a se intensificar entre os meses de maio e julho.
Silvio destacou que o plano é uma importante ferramenta de gestão que organiza e orienta ações a curto, médio e longo prazos, com base nos princípios de prevenção, preparação, mitigação e resposta a desastres. Entre as ações previstas estão a identificação de áreas de risco, a definição de prioridades de intervenção, como limpeza de canais e contenção de encostas, além da capacitação de servidores e emissão de alertas para a população.
Ele também reforçou que o documento garante maior agilidade e eficiência na atuação do poder público em situações de emergência, por meio da definição de responsabilidades entre os diversos órgãos municipais, além de estar em conformidade com a legislação vigente.
A iniciativa marca um passo importante na política de segurança pública e proteção civil do município, contribuindo para a construção de uma cidade mais resiliente e preparada para lidar com os impactos das mudanças climáticas.