Última atualização em 12/11/2024 por Aclecio Prata
Por SE79,
A deputada federal Katarina Feitoza (PSD) assinou, no último sábado, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que propõe o fim da escala de trabalho “6×1” — seis dias de trabalho para um dia de folga. A deputada, conhecida nas redes sociais pelo seu compromisso com pautas de justiça e bem-estar dos trabalhadores, defendeu que a medida é o início de um debate essencial para a modernização das relações de trabalho no Brasil.
Segundo a parlamentar, o objetivo é abrir espaço para que sejam considerados outros modelos de jornada, visando uma carga horária semanal menor e mais justa. “A proposta à Constituição Federal reflete um movimento global e deve ser discutida com seriedade, já que impacta a vida de milhões de brasileiros”, declarou Katarina.
A proposta acompanha uma tendência mundial em busca de condições de trabalho mais equilibradas, com maior foco na saúde mental e física dos trabalhadores. A deputada acredita que, ao rever o modelo atual, será possível adequar as jornadas às novas demandas de produtividade e qualidade de vida, beneficiando tanto empregados quanto empregadores.