Desemprego em Sergipe cai de 13,1% para 11,4% entre 2022 e 2023

Sergipe registrou menor taxa de desemprego desde 2015


Última atualização em 19/02/2024 por Fernanda Santiago

Por SE79,

De 2022 para 2023, o índice de desemprego em Sergipe caiu de 13,1% para 11,4%. A queda de 1,7% ponto percentual foi registrada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (Pnad Contínua Trimestral), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pelo Observatório de Sergipe.

Considerando o quarto trimestre de 2023, quando a taxa oscilou para 11,2%, o estado reduziu em 0,7 ponto percentual a taxa de desemprego em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2022, no recorte temporal, o número era de 11,9%. Os dados da Pnad Contínua refletem o bom andamento das políticas públicas de formação e qualificação da força de trabalho no estado.

“A queda de 1,7 ponto percentual do desemprego em 2023 consolida uma tendência de recuperação econômica em Sergipe. O desemprego ainda é um grande desafio, mas tivemos a menor taxa desde o ano de 2015”, sublinha o coordenador do Observatório de Sergipe, Ciro Brasil.

O Observatório de Sergipe é vinculado à Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan). O titular da pasta, Julio Filgueira, ressalta o aspecto positivo dos índices. “A queda do desemprego em Sergipe, ilustrada nesta pesquisa da Pnad Contínua e avaliada pelo Observatório de Sergipe, é reflexo da atuação do Governo do Estado em 2023 no âmbito da geração de empregos, e se soma aos outros estudos positivos que também tivemos. Em 2023, foram mais de 13 mil novos postos de trabalho criados, além do crescimento dos setores de Serviços e do Comércio”, destaca.

No fim de janeiro, dados do Radar do Emprego – boletim divulgado mensalmente pelo Observatório de Sergipe – apontaram um crescimento de 13,7% no saldo de postos de trabalho formais no ano de 2023. Em 2023, foram 13.380 novos empregos gerados, 1.620 a mais que no ano de 2022, quando foram registrados 11.760. Em 2023, o estado de Sergipe ainda subiu dez posições no ranking do estoque de emprego, passando a ocupar a 13ª colocação nacional.

Atividades

Em se tratando das atividades econômicas com maior aumento no número de ocupados em relação ao trimestre anterior, o setor de Transporte, armazenagem e correio foi o que mais se destacou. O crescimento foi de três mil. O segmento de Construção também obteve bons números, com três mil ocupados a mais. O grupo Administração Pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais não registrou variação.

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) vem sendo um dos principais pilares na abertura de oportunidades para a população sergipana. Nesse sentido, o secretário da pasta, Jorge Teles, enfatiza as ações estratégicas do Governo de Sergipe.

“Estamos em uma crescente constante de geração de emprego e renda por todo o trabalho que o governo vem fazendo. Temos o desenvolvimento do turismo, da indústria, do comércio e de toda a cadeia produtiva que gera oportunidades para os sergipanos. Estamos entre os 16 estados que mais geram empregos. Então, esse é um dado significativo, já que alcançamos um estoque histórico de empregos em Sergipe. Isso é resultado de um trabalho consistente do Governo do Estado e do governador Fábio Mitidieri, com um esforço diário para criar um ambiente de negócios propício para a geração de emprego e renda”, avalia Jorge Teles.

Fonte: Governo do Estado de Sergipe

Compartilhar Notícia

Share this post