Última atualização em 14/12/2023 por Ítalo Duarte
Por Fernanda Santiago,
Hoje, 13 de dezembro, é celebrado o Dia Nacional do Forró, data escolhida para homenagear o cantor, compositor e sanfoneiro Luiz Gonzaga, que veio ao mundo neste mesmo dia em 1912. Em Sergipe, conhecido como país do forró, o ritmo encanta a população e faz parte das playlists durante todo o ano.
O forró, que desde o ano de 2021 é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, abrange a música, a dança e também a cultura ligada ao gênero musical. Por ser precursor para diversos outros ritmos, o forró é reconhecido como um “supergênero”, que abrange outras manifestações como o xote, o baião, o xaxado e a quadrilha.
Para celebrar a data, o SE79 destaca alguns dos principais artistas que fazem desse estado um verdadeiro celeiro de talentos forrozeiros.
Rogério
Compositor do clássico ‘Sergipe é o país do forró’, o cantor Pedro Rogério Cardoso Barbosa nasceu no município de Estância e ficou conhecido nacionalmente por disseminar o forró e representar Sergipe por onde passava. Durante as décadas de 80 e 90 o artista cativou o público com seu carisma e musicalidade. Outras músicas que ficaram marcadas na voz de Rogério foram ‘Cajueiro dos papagaios’ e ‘Santo Forrozeiro’.
Calcinha Preta
Criada no ano de 1996 em Aracaju, a banda Calcinha Preta leva para o público um forró eletrônico, com muito ritmo, melodias, coreografias e figurinos. A banda atualmente é composta por Daniel Diau, Silvânia Aquino, O’hara Ravick e Bell Oliver, mas já teve como integrantes cantores como Paulinha Abelha e Berg Rabelo. Diversos hits compõem a história da banda, como ‘Você não vale nada’, que teve um enorme sucesso naiconal, e ‘Louca Por Ti’.
Amorosa
A cantora sergipana Antônia Amorosa de Menezes, natural de Itabaiana, ficou reconhecida por sua voz marcante e personalidade única. Com mais de 40 anos de carreira, ela é uma das representantes do talento sergipano no universo do forró. Músicas como ‘Côco da Capsulana’ e ‘Viver Aracaju’ marcaram a sua trajetória musical, que teve início ainda na infância. A artista ainda cantou ao lado de importantes nomes da música brasileira, como Leila Pinheiro e Alceu Valença.