Ex-marido condenado por tentar matar Maria da Penha alega injustiça e pedirá revisão criminal

Ele alega que jamais agrediu sua ex-esposa e que ela foi baleada em uma tentativa de assalto


Última atualização em 14/12/2023 por Ítalo Duarte

O ex-marido de Maria da Penha, Marco Antonio Heredia Viveros, condenado por tentar a matar a sua então esposa em 1983, decidiu entrar com pedido de revisão criminal na Justiça do Ceará. A informação foi divulgada por Rogério Gentile, colunista do site UOL.

O caso de Maria da Penha, que ficou paraplégica após ser baleada com um tiro nas costas enquanto dormia, ficou conhecido internacionalmente. Maria da Penha acabou tendo seu nome utilizado para batizar a lei federal sancionada em 2006 que cria mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica.

Heredia foi preso somente 19 anos após o crime, em 2002, quando foi condenado a 8 anos e 6 meses de prisão. A pena já foi cumprida.

De acordo com a reportagem do Uol, no final do mês passado, Heredias Viveiros entrou com um processo de produção de provas na Justiça do Ceará. Segundo ele, o pedido servirá para instruir uma ação de revisão criminal na qual ele pretende que seja declarada que sua condenação foi injusta.

Ainda segundo a coluna, ele alega que a condenação foi baseada em uma série de irregularidades processuais e que há indícios de que houve manipulação de provas contra si. Disse que jamais agrediu sua ex-esposa e que ela foi baleada em uma tentativa de assalto.O pedido de produção de provas feito por Hereadia Viveiroas ainda não foi analisado pela Justiça. Em 2008 ele já fez um primeiro pedido de revisão criminal, mas a Justiça rejeitou.

Fonte: Uol

Compartilhar Notícia

Share this post