Última atualização em 17/06/2023 por Ítalo Duarte
Por SSP
Para garantir a emissão da carteira de identidade à população de Aracaju e Região Metropolitana, o Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG) realiza o primeiro dia da Força-Tarefa, na sede do instituto. A previsão é de um total de 1,3 mil atendimentos. Com a entrega de todas as senhas, um novo evento está sendo preparado para o dia 15 de julho.
De acordo com Jenilson Gomes, diretor do IIWSG, desde que o atendimento foi iniciado já foram distribuídas 500 senhas para o atendimento presencial deste sábado. “E mais 400 senhas para o nosso próximo evento que vai ser em 15 de julho. Fora isso, tivemos a abertura sem necessidade de senha para o cidadão que tem um atendimento preferencial idosos, gestantes, enfermos, puérperas, lactantes e crianças até dois anos”, citou.
Jenilson Gomes acrescentou que, combinado ao evento, foi feito um incremento de vagas para o aumento em até 40% de vagas nas unidades da Região Metropolitana. “É uma medida inicial, mas outras já estão para serem anunciadas também, a exemplo do próximo dia 15 de julho com o Instituto de Identificação fazendo mais uma força-tarefa para o atendimento à população”, complementou.
Conforme Jenilson Gomes, o Instituto de Identificação está trabalhando para garantir a celeridade de atendimento para solicitação e também entrega do RG. “Nós estamos trabalhando para aumentar nossa capacidade de atendimento. Reconhecemos que existe ainda essa grande procura pelo serviço, é um dos serviços mais procurados do estado, e outras ações estão sendo feitas para garantir o atendimento”, informou.
Dentre as pessoas que aproveitaram a Força-Tarefa, esteve Josefa das Graças, 58, de Nossa Senhora do Socorro, que reconheceu a importância do evento. “Esse documento é tão importante para resolver algumas situações que principalmente envolve a marcação de exames”, disse ela que precisava do documento pois a data de validade já havia sido ultrapassada e as unidades de saúde solicitaram um novo RG.
O diretor do instituto concluiu ressaltando que as pessoas do interior podem procurar os postos de suas regiões, já que a Força-Tarefa é dedicada principalmente a sanar o tempo de agendamento na capital e Grande Aracaju. “Identificamos muitas pessoas que são do interior, de cidades onde tem uma unidade do Instituto de Identificação e que poderia ter sido atendido lá durante a semana no conforto mais próximo da sua residência”, pontuou.
Outras modificações
O Instituto de Identificação também estará disponibilizando uma Central Telefônica com atendimento nos dias úteis das 7h às 17h. Além disso, os sistemas de pré-atendimento pelo site da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e pelo Agenda Fácil SE estão sendo reformulados para ampliar a disponibilidade de agendamentos disponibilizados pela internet ao cidadão.