Última atualização em 24/05/2024 por Ítalo Duarte
A partir das 10h desta quinta-feira, 23, a Receita Federal libera a consulta ao primeiro dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2024, que também contempla restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo, 5.562.065 contribuintes, entre prioritários e não prioritários, receberão R$ 9,5 bilhões, o que representa o maior valor já pago pela Receita em restituições do IR.
A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será feito em 31 de maio, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração.
Contribuintes do Rio Grande do Sul compõem o grupo de prioridade devido ao estado de calamidade decretado após os estragos causados pelas enchentes na última semana.