Jucese inicia processo de implementação de Inteligência Artificial


Última atualização em 31/03/2025 por Henrique Andrade

A Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) avança no processo de modernização, neste primeiro semestre, com a implantação do programa de Inteligência Artificial (IA) na análise de contratos mercantis. Na primeira etapa da implantação, foi realizado um treinamento com gestores internos e vogais, no qual foi testado o uso da IA, inserindo informações específicas das Juntas Comerciais, incluindo particularidades de Sergipe. Nesse segundo momento, a Jucese fará o lançamento oficial da ferramenta e oferecerá um treinamento para contadores e profissionais da área contábil, que será realizado no dia 16 de abril, no Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC-SE).

O objetivo do sistema é simplificar os processos na Junta Comercial, utilizando a tecnologia para verificar possíveis erros, comparar informações e realizar verificações minuciosas, ampliando a eficiência dos resultados e diminuindo o tempo médio das análises. O sistema também visa otimizar o examinador Regin (sistema informatizado que integra órgãos públicos envolvidos no registro de empresas, como as juntas comerciais).

A plataforma é extremamente eficaz na validação de contratos mercantis, com a capacidade de processar grandes volumes de dados e executar cruzamentos inteligentes. Dessa forma, ela consegue automaticamente identificar e validar os tipos de contratos conforme as regras estabelecidas. Além disso, o sistema é constantemente atualizado com a legislação em vigor, garantindo que as análises sejam sempre juridicamente fundamentadas.

Agilidade e precisão

Com a expansão do uso da IA e a finalização da implantação, o sistema será acessível, também, para empresários e contadores. Espera-se que isso reduza o número de exigências, diminua a entrada de processos com falhas identificadas antecipadamente pela IA e otimize o tempo dos analistas, aumentando a precisão logo na entrada. A expectativa é de uma redução progressiva no tempo de análise dos processos, trazendo benefícios tanto para a Junta Comercial quanto para os contribuintes.

O esforço contínuo do Governo do Estado, por meio da Jucese, em modernizar seus processos e adotar tecnologias avançadas, demonstra seu compromisso com a eficiência, transparência e qualidade no serviço prestado aos cidadãos e às empresas do Estado de Sergipe.

Compartilhar Notícia

Share this post