Incentivar o empreendedorismo feminino, por meio de qualificações e incentivos, é uma das iniciativas contínuas do Governo do Estado para impulsionar a independência de mulheres sergipanas. De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, 34% dos negócios em Sergipe são gerenciados por empreendedoras. Esse percentual coloca o estado como o décimo no ranking nacional e o quinto no Nordeste em termos de empreendedorismo feminino.
De acordo com os dados da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), das 75.626 empresas ativas no estado, mais de 40 mil têm a participação feminina, sendo que deste número mais de 14 mil têm a mulher como sócia-administradora.
Para fortalecer a presença feminina no mundo dos negócios, a Jucese está promovendo diversas ações durante o mês de março. O “1º Workshop Mulheres de Negócios” foi um desses eventos, realizado no Auditório do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, o workshop reuniu mulheres empreendedoras, líderes corporativas e profissionais de diversos setores. O objetivo era celebrar e promover a liderança feminina no ambiente corporativo, reconhecendo o papel vital das mulheres como empreendedoras e enaltecendo sua presença ativa em cargos de liderança.
A empresária sergipana Léa Paim, do ramo de acessórios femininos, também palestrou no workshop e elogiou a iniciativa da Jucese. Ela compartilhou sua história de sucesso como exemplo inspirador para outras mulheres. “É realmente um privilégio participar desse evento. Me sinto honrada em compartilhar meus desafios e vitórias, foi uma troca de experiências enriquecedora, que incentiva mulheres a buscar sua independência financeira”, declarou.
Além disso, a Jucese está utilizando as suas redes sociais para divulgar e reconhecer o trabalho das empresárias sergipanas, através da série de vídeos “Sergipanas empreendedoras: Força que inspira”. Essa estratégia visa inspirar outras mulheres a seguir seus passos e contribuir para o crescimento e transformação dos negócios liderados por mulheres.
QUALIFICAÇÃO – A Junta Comercial do Estado de Sergipe está comprometida em fortalecer o empreendedorismo, e ainda nesse primeiro semestre, vai inaugurar a Escola de Negócios da Jucese, que também vai trazer palestras e capacitações gratuitas relacionadas a abertura de negócios, precificação e as demandas de mercado, com turmas especiais direcionadas as mulheres.