Última atualização em 18/06/2024 por Diego Mota
O presidente Lula criticou a taxação das compras no exterior de até US$ 50 por pessoas físicas em 20%, a chamada ‘taxa das blusinhas’. Em entrevista à CBN, ele disse que é ‘pessoalmente’ contra o projeto, mas que ele será sancionado por conta da unidade do Congresso e do Governo.
Lula defendeu que a iniciativa é ‘equivocada contra pessoas humildes’, já que não há taxação de pessoas que vão ao exterior e podem gastar até US$ 2 mil sem pagar imposto.
O presidente ainda afirmou que ficou ‘profundamente irritado’ com o fato de setores da economia não falarem diretamente com o governo e sim com parlamentares. De acordo com ele, ‘é preciso que leve mais a sério essas queixas dos setores empresariais.
O texto básico da proposta prevê incentivos para a indústria automobilística, no âmbito do programa Mover. Porém, a taxação dos importados foi incluída pelo relator na Câmara, Átila Lira (PP-PI), e aprovada pelos deputados mesmo não sendo parte do tema principal da proposta, prática conhecida no Legislativo como ‘jabuti’. O projeto foi para sanção presidencial.
Fonte: CBN