Mais de 5 mil empresas são abertas no estado em 2023

Sergipe está com o total 69.658 empreendimentos ativos


Última atualização em 26/12/2023 por Ítalo Duarte

Por SE79,

Sergipe está encerrando o ano com o registro de 5.394 novas empresas, resultando em saldo positivo de 1.905 novos empreendimentos. Os dados, que foram atualizados em dezembro, são da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese).

A Jucese liderou o ranking brasileiro de abertura de empresas de janeiro a novembro, com um tempo médio de 6 horas e 40 minutos. Este representa um número 38% menor do que em 2022. O valor é calculado a partir da média aritmética ponderada, considerando a data da última entrada do processo na Jucese até a sua aprovação.

O recorde no tempo de abertura de empresas em Sergipe foi alcançado em julho deste ano, com 6 horas e 19 minutos. Também foi registrado movimento de 429 processos no período. Os dados podem ser encontrados no relatório da Jucese e na RedeSim, do Governo Federal. O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o tempo na etapa de viabilidade de validação cadastral que os órgãos efetuam, e de efetivação do registro e obtenção do CNPJ.

O Governo do Estado, através da autarquia, vem trabalhando no sentido de simplificar o modelo de abertura de empresas, tirando a carga burocrática do empreendedor e convidando-o a investir em Sergipe.

Jucese itinerante

Este ano também foi consolidado o programa ‘Sergipe é aqui’, que levou ao interior do estado a estrutura da gestão estadual. A Jucese participou de todas as 18 edições, levando os seus serviços aos municípios sergipanos. Durante a programação, foram ofertadas análises do andamento de processos, verificação da situação da empresa e emissão de certidões online (simplificada, específica e inteiro teor), sempre de forma gratuita.

Fonte: Jucese

Compartilhar Notícia

Share this post