Última atualização em 10/10/2023 por Ítalo Duarte
Por SE79,
Após repercussão negativa, o Ministério da Saúde anunciou a exoneração de Andrey Lemos, sergipano que ocupava o cargo de diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde. A exoneração foi motivada por uma apresentação de dança durante o 1º Encontro de Mobilização para Promoção da Saúde no Brasil.
O vídeo, que mostra uma mulher fazendo uma dança sensual durante o intervalo do evento, repercutiu nas redes sociais. De acordo com a pasta, Andrey Lemos assumiu integralmente a responsabilidade pela apresentação. O evento foi realizado em Brasília, na última semana.
Em nota oficial, emitida no último sábado, 07, o Ministério da Saúde reforçou que o episódio não reflete a política da pasta e nem os propósitos do encontro. A nota informa ainda que, para evitar que situações semelhantes ocorram novamente, a pasta criou uma curadoria de eventos, vinculada ao Gabinete da Ministra, que avaliará se as participações propostas estão adequadas com a conduta e com a missão institucional do Ministério da Saúde.
A pasta também divulgou um vídeo de pronunciamento, onde a ministra Nísia Trindade define o episódio como um “fato inadmissível que causou grande comoção em nossa sociedade” e se desculpou, dizendo que foi surpreendida pelo ocorrido e que o repudia veementemente.
O sergipano Andrey Lemos é licenciado em História pela Universidade Tiradentes, especialista em Ensino de História e Novas Abordagens, Mestre em Políticas Públicas em Saúde (Fiocruz) e doutorando no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
No seu currículo, há a coordenação do Programa Municipal de IST, Aids e Hepatites Virais e da Feira de Promoção da Saúde no Terreiro de Candomblé em Aracaju-SE. Já no Ministério da Saúde, atuou nas políticas de Saúde Integral da População Negra e população LGBT e foi apoiador institucional na atenção básica junto a estados e municípios. Além disso, assessorou a Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho e a Câmara Técnica da Atenção Básica do Conselho Nacional de Saúde (CNS).