Mulheres estão à frente de mais de 32% de empreendimentos em Sergipe

Na semana que se comemora o Dia do Empreendedorismo Feminino, a Jucese destaca a participação da empreendedora sergipana.


Última atualização em 23/11/2023 por Ítalo Duarte

Em Sergipe, as mulheres são responsáveis por 32,8% do total de 69 mil empresas ativas no estado. Os dados são da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) e mostram a importância da figura feminina nos negócios. Atualmente, mais de 22 mil empresas ativas em Sergipe têm mulheres como como sócias-administradoras. Quando observados os dados referentes às empresas abertas e encerradas dos últimos cinco anos, constata-se que cerca de 10.010 mulheres foram sócias-administradoras desses estabelecimentos, enquanto 17.156 homens ocuparam a mesma posição no estado.

Em estudo feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado aparece na 10ª colocação no ranking nacional e no 5º lugar do Nordeste, em termos percentuais, em relação ao empreendedorismo feminino.

As atividades com maior participação feminina são as de cabeleireiro e tratamentos de beleza, seguidas pelas áreas de comércio de vestuário, serviços de bufê e comida preparada, comércio de produtos farmacêuticos, comércios e perfumes e comércio de confecções.

Atuação da Jucese

A Junta Comercial do Estado de Sergipe tem realizado reuniões com a secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia, com o intuito de estreitar os laços entre os órgãos, alimentar os dados para o Observatório da Mulher Sergipana Maria Beatriz Nascimento e buscar iniciativas para impulsionar e fortalecer o empreendedorismo feminino no estado.

Medidas como a desburocratização dos seus serviços e agilidade dos órgãos de licenciamento também estão sendo adotadas com a finalidade de que as empreendedoras informais busquem a formalização de seus empreendimentos, e com isso todo o ciclo se fortaleça.

Compartilhar Notícia

Share this post