Última atualização em 14/08/2023 por Ítalo Duarte
Por SE79
O SE79 indica uma seleção de filmes gratuitos com protagonismo paterno através de plataforma streaming. Os dias com ele, Foguete e Eles não usam black tie são bons títulos nacionais que podem ser vistos de graça através do Itaú Cultural Play, no site ou pelo App, disponível para Android e IOS.
Confira abaixo um pouco de cada um deles.
Os dias com ele, dirigido por Maria Clara Escobar, em 2013, relata a tentativa da cineasta de mergulhar em um passado quase desconhecido do seu pai, Carlos Henrique Escobar. Ele, um intelectual que se exilou em Portugal durante a ditadura militar brasileira, tem o desafio de abrir o coração para a filha e reviver histórias que gostaria de deixar no esquecimento. Premiado na Mostra de Cinema de Tiradentes em 2013, ganhou o Prêmio da Crítica, o Prêmio do Júri e o Prêmio Itamaraty. Também foi premiado no mesmo ano, no Doclisboa International Film Festival.
O curta-metragem brasiliense Foguete, de Pedro Henrique Chaves, foi produzido em um dos brinquedos mais icônicos da capital federal, localizado no Parque Ana Lídia e que tem a forma que dá nome à ao filme. A história trata de diferentes estágios do processo de envelhecimento e amadurecimento. Além disso, levanta uma reflexão profunda sobre os sentimentos humanos no decorrer da vida, em especial a coragem e o medo. Realizado em 2020, o filme representou a cidade na 24ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes.
Considerado um importante clássico do cinema brasileiro, Eles não usam black tie é uma adaptação da famosa peça de Gianfrancesco Guarnieri. A história, dirigida por Leon Hirszman, em 1971, narra a relação de Tião e seu pai, o militante Otávio. Ambos são operários e trabalham em uma fábrica. Ao saber da gravidez de sua namorada, o rapaz anuncia o noivado à família. Neste momento, operários da fábrica decidem entrar em greve, da qual seu pai é um dos líderes. Ao decidir não aderir ao movimento, a relação entre pai e filho se desgasta e gera um conflito familiar.
O longa-metragem conquistou dois prêmios no Festival de Veneza, em 1981. Fernanda Montenegro e Carlos Alberto Riccelli fazem parte do importante elenco. Em 2015, entrou para a lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, na lista da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).