Última atualização em 03/01/2025 por Aclecio Prata
As prefeituras de nove municípios sergipanos não cumpriram o prazo para pagamento dos salários dos professores referente ao mês de dezembro de 2024, que deveria ter sido efetuado até o dia 31, conforme recomendação do Ministério Público de Contas e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O MP de Contas e o TCE haviam orientado que os prefeitos e prefeitas com mandatos encerrando no dia 31 de dezembro de 2024 realizassem os pagamentos até essa data, para evitar que os profissionais da educação ficassem sem salários. No entanto, a recomendação não foi seguida, e a situação foi levada ao órgão por uma comissão de professores, que esteve na sede do TCE nesta quinta-feira (2) para cobrar providências.
Dentre os municípios que descumpriram o prazo, um dos mais críticos foi Lagarto, onde a gestão da ex-prefeita deixou o cargo com salários em aberto, sem recursos suficientes em caixa para quitar as dívidas com os servidores, incluindo os professores. A má gestão fiscal impactou diretamente os profissionais da educação, que ainda aguardam o pagamento dos salários de dezembro.
Os outros municípios envolvidos são Canindé de São Francisco, São Domingos, Gracco Cardoso, Monte Alegre, Carmópolis, General Maynard, Maruim e Aquidabã. Em Aquidabã, além do salário de dezembro, os professores também relatam o não pagamento do 13º salário, agravando ainda mais o cenário de descumprimento.