Última atualização em 26/08/2023 por Ítalo Duarte
Por SE79
Uma planilha contendo o valor ideal da tarifa de ônibus do transporte coletivo da Grande Aracaju foi enviada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) para a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Com isso, a tarifa cobrada poderá sofrer reajuste e ficar mais cara.
Segundo o sindicato, ao longo dos anos, a tarifa praticada já não se equiparava a tarifa técnica em acordo com o cálculo da planilha de custos. “Outro agravante é o número de passageiros, que em 2019 era cerca de 200 mil por dia, na pandemia marcou uma queda de 70%, e hoje ainda não passou dos 120 mil/dia.”
“A planilha de custos foi apresentada, como em todos em anos fazemos, e o Setransp alerta sobre a necessidade de se observar todos esses fatores de custos, reajustes e investimentos, que envolvem não apenas o serviço de transporte público coletivo, mas a mobilidade urbana como um todo, já que sabemos que a cidade se movimenta a partir do serviço prestado pelo coletivo também, e aguardamos um posicionamento da prefeitura”, considerou a presidente executiva do Setransp, Raissa Cruz.
Até o momento, o sindicato não divulgou qual o percentual de aumento. Atualmente, a passagem custa R$ 4,50, quando foi reajustada pela última vez, em maio de 2022.