Última atualização em 22/01/2025 por Aclecio Prata
Nesta quarta-feira (22), a Polícia Civil de Sergipe desarticulou um grupo criminoso investigado por lavagem de dinheiro, estelionato, falsidade ideológica e organização criminosa. A operação, batizada de ‘Fênix Fraudulenta’, cumpriu dois mandados de prisão e 10 ordens judiciais de busca e apreensão nas cidades de Estância, Itabaiana, Aracaju e Maceió (AL), onde funcionava um dos escritórios do grupo.
De acordo com as investigações, o grupo realizava fraudes em empréstimos bancários destinados a empresas e lavava o dinheiro obtido ilegalmente por meio de vendas de celulares, joias de ouro e concessão de empréstimos em cartões de crédito. Em um único dia, foi identificada uma movimentação financeira de R$ 120 mil.
O prejuízo estimado às instituições financeiras ultrapassa R$ 1,2 milhão.
Segundo o delegado Renato Tavares, a operação teve início após denúncias de práticas de receptação e lavagem de dinheiro. “Com o aprofundamento da investigação, descobrimos um núcleo em Aracaju que realizava esses empréstimos fraudulentos”, afirmou o delegado.
Os mandados foram cumpridos com apoio de equipes especializadas, e os itens apreendidos serão analisados para aprofundar as investigações.
A Polícia Civil reforça o compromisso de desarticular esquemas criminosos que afetam a economia e causam prejuízos ao sistema financeiro, além de alertar a população sobre golpes e práticas ilegais.