Pré-Caju 2023 movimenta cadeia produtiva do turismo

Ocupação já chega a 100% em alguns hotéis; segmento de agentes de viagens tem expectativa de aumento de 30% e bares e restaurantes já contratam trabalhadores temporários


Última atualização em 05/11/2023 por Ítalo Duarte

Por SE79,

O Pré-Caju movimenta, desenvolve e aquece o turismo em Sergipe. Abrindo a temporada do verão, a maior prévia carnavalesca do país potencializa a cadeia produtiva do setor, à medida que a capital, Aracaju, onde o evento ocorre, registra aumento na ocupação da rede hoteleira, no segmento de agências de viagens e de bares e restaurantes. Além disso, com a chegada de turistas de vários estados brasileiros impulsiona também os segmentos de taxistas, de postos de combustíveis, entre outros. Neste ano, o Pré-Caju acontece de sexta-feira, 3, a domingo, 5, e será realizado mais uma vez na Orla da Atalaia.

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), reconhece o potencial do Pré-Caju de incrementar o setor turístico e o apoia em virtude disso. A expectativa da organização do evento é de que cerca de 300 mil pessoas participem da festa este ano. Diante disso, o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, avalia que Aracaju vai fervilhar de turistas e visitantes nos próximos dias. “Nossa capital receberá gente vinda dos quatro cantos do Brasil, que lota nossos hotéis, usufrui dos bares e restaurantes e também aproveita para conhecer outros roteiros turísticos, além da nossa Orla da Atalaia, que é uma das mais bonitas do país. Com isso, empregos e renda são gerados nos mais diversos segmentos da cadeia produtiva do turismo”, analisa Marcos Franco.

De acordo com levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), a taxa de ocupação da maioria dos hotéis já está em 100%. A expectativa dos hoteleiros reflete o sucesso do Pré-Caju e o reconhecimento do evento como um dos mais importantes do calendário turístico da região. A movimentação econômica gerada durante a festa contribui para o crescimento da economia local, estimulando investimentos e fortalecendo a infraestrutura turística.

Para o presidente da ABIH/SE, Antônio Carlos Franco Sobrinho, esta é uma oportunidade para os sergipanos mostrarem o potencial turístico do estado. “A festa se torna um cartão de visitas para Sergipe, atraindo cada vez mais turistas e impulsionando o desenvolvimento do turismo como um todo. O Pré-Caju se consolida como um evento que fortalece a economia local e promove a imagem do nosso estado como um dos maiores destinos turísticos do Brasil”, declarou Antônio Carlos Franco.

Impulsionando outros roteiros

A cadeia produtiva do turismo também tem outros segmentos beneficiados, a exemplo de agências de viagens, empresas de transporte, guias e prestadores de serviços turísticos em geral. Todos têm um aumento significativo na demanda por serviços, o que resulta em mais empregos e maior circulação de dinheiro na economia local.

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens em Sergipe (Abav/SE), Ravisson Souza, também destaca a importância do Pré-Caju, por agregar e contribuir, em especial, para as agências de turismo receptivo, por causa do setor local. “Com a vinda de turistas de outros estados, há a procura por passeios em pontos turísticos fora da capital, como o Cânion de Xingó, em Canindé do São Francisco, Praia do Saco, em Estância, entre outros”, explica Ravisson.

Segundo o presidente da Abav/SE, a expectativa é de que haja um acréscimo de até 30% no segmento de agências de viagens. Esse aumento promove a contratação de trabalhadores temporários. “A probabilidade é de que aumente de 10% a 15% o número de empregos. E o melhor: há a possibilidade de esses empregos se tornarem fixos”, considera.

Fonte: Governo do Estado de Sergipe

Compartilhar Notícia

Share this post