Última atualização em 20/09/2023 por Ítalo Duarte
Por SE79
A organização do Pré-Caju, que acontece de 3 a 5 de novembro deste ano, divulgou uma nota confirmando que a retirada dos coqueiros em trecho onde está sendo montado parte da estrutura do evento, na Orla de Atalaia, em Aracaju, foi feito pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
De acordo com comissão organizadora do evento, a Emsurb informou que as árvores que foram retiradas ofereciam risco de queda, conforme laudo fornecido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).
Confira abaixo a íntegra da nota:
A organização do Pré-Caju informa que foi surpreendida através de postagens nas redes sociais a respeito da retirada de árvores na extensão da Orla da Atalaia. Imediatamente entramos em contato com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) que nos comunicou que os indivíduos arbóreos que foram suprimidos oferecem risco de queda, conforme laudo fornecido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).
A Emsurb informou ainda que já realizou a supressão de mais de 230 árvores na cidade, incluindo a extensão da Orla da Atalaia. Tudo está sendo realizado com comprovação técnica da necessidade de extração. Em paralelo, o trabalho de plantio de mudas de árvores nas vias públicas vem sendo feito e somente este ano já foram plantadas mais de 6.000 mudas ornamentais em toda capital.
O Pré-Caju é uma festa consolidada não só pelo seu potencial cultural e turístico, mas pelo seu compromisso também com a população, prova disso é que desde o seu início, em 1992, nunca praticou nem solicitou ações que degradassem o Meio Ambiente. Sempre foi conduta da organização o isolamento das árvores para preservação do paisagismo, proteção do mangue, quando realizado na 13 de julho, além das parcerias com as cooperativas de reciclagem.
Reiteramos o nosso compromisso e nos colocamos à disposição da população aracajuana.