Prefeitura de Lagarto estabelece primeira Escola Municipal de Governo e Administração Pública (Emgap) do interior do estado


Última atualização em 29/04/2025 por Henrique Andrade

Aprofundando o compromisso com a qualificação profissional permanente dos seus servidores e apostando na inovação para aperfeiçoar a prestação dos serviços públicos, a Prefeitura Municipal de Lagarto (PML), através da Secretaria Municipal de Governo (Segov), estabelece a primeira Escola Municipal de Governo e Administração Pública (Emgap) do interior do estado. O trabalho da instituição teve início na manhã de terça-feira, 29, a partir de aula inaugural com o tema fiscalização de contratos.

O objetivo da Emgap é levar capacitação aos trabalhadores, de Lagarto mas também de outros municípios da região Centro-Sul, e modernizar as técnicas de gestão em consonância com os avanços mais recentes, seja propiciados pelos avanços tecnológicos ou a própria atualização das teorias ligadas à administração pública.

“Hoje é um momento histórico para nós. Estamos dando início oficialmente à escola de governo de Lagarto. É uma iniciativa pioneira no interior do estado de Sergipe e temos a convicção de que é um marco inspirador, porque queremos capacitar os nossos servidores para que tenhamos mais capacidade de entregar as políticas públicas de forma eficiente e eficaz. Queremos também, como é a marca do prefeito Sérgio Reis, investir muito em inovação, trazendo ferramentas para dentro da gestão e, através da escola de governo, capacitar todo o corpo técnico da prefeitura”, explica a secretária municipal de Governo, Angela Albino.

A aula inaugural foi acompanhada por dezenas de servidores, de especialidades e lotações diferentes, que lotaram o auditório da Diretoria Regional de Educação (DER2), que inscreveram-se previamente e decidiram comparecer e compartilhar esse momento importante.

“Essa iniciativa demonstra o olhar visionário da gestão municipal, que compreende que investir na capacitação dos seus quadros é investir diretamente na melhoria dos serviços públicos e na construção de uma cidade mais justa, moderna e capacitada”, acredita o diretor da Emgap, Felipe Aragão.

Foram convidados para ministrar esse primeiro curso capacitatório as advogadas Karina Calazans, que é secretária municipal de Gestão de Licitações, Contratações e Logística, e Geane Paiva, coordenadora do Controle Interno, assim como o consultor em sistema de gestão pública, Marcos Dias.

“O curso de capacitação dos servidores é importante porque busca trazer essência na prestação dos serviços públicos. Esse treinamento é o primeiro de muitos. A Emgap, junto à Controladoria Geral do Município e a Seclog, está trabalhando na formulação de vários módulos para capacitar todo nosso corpo técnico”, aponta Karina.

Para a diretora financeira da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Roselane Passos, que participou do processo de formação, a iniciativa é fundamental para promover uma atuação dos trabalhadores mais confiante e aperfeiçoada.

“É de suma importância uma capacitação desta para os servidores, porque muita gente tem dúvidas e consegue aprender em aulas assim. O servidor sai com todas as dúvidas sanadas, então, a partir de hoje, vai ser capaz de fazer seu trabalho com mais qualidade e segurança”, afirma.

O coordenador da Sala do Empreendedor, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Semdee), Rafael Fontes, também esteve presente na aula inaugural, e compartilha a opinião de que o processo de formação traz benefícios tanto para os servidores quanto para os cidadãos.

“A qualificação permite ajudar a comunidade a qual a gente serve. Quanto mais informação, mas compromisso do servidor, vamos oferecer serviços com mais qualidade às pessoas que atendemos aqui no município”, ressalta.
Compartilhar Notícia

Share this post