Última atualização em 12/06/2023 por Ítalo Duarte
Por ASN
A emocionante final do concurso de quadrilhas juninas Arranca Unha 2023 trouxe orgulho e alegria ao povo sergipano, consagrando a quadrilha Século XX, a mais antiga do estado, como a grande campeã. O evento aconteceu nesse sábado, 10, no Centro de Criatividade, onde sete grupos de quadrilhas disputaram o título de melhor do estado, após triunfarem nas etapas eliminatórias. O público pôde desfrutar da autêntica cultura popular e torcer pelos seus grupos preferidos. A ação é promovida pelo Governo de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).
Século XX, Meu Xodó, Balança Mais Não Cai, Unidos em Asa Branca, Raio da Silibrina, Xodó da Vila e Rala Rala deram o seu melhor para conquistar o júri. A presidente da Funcap, Antônia Amorosa, destacou o entusiasmo do público e a relevância cultural dessas tradições: “É como se celebra a cultura viva: Com todos participando e apoiando seus grupos favoritos. Viva nossas festas juninas, viva o país do forró!”, declarou.
O prêmio principal, no valor de R$ 8 mil, foi para a valente quadrilha Século XX, que alcançou 203,5 pontos com o tema ‘Cortejo Atemporal’. A proposta abordou o resgate das tradições juninas, revisitando as danças do xote, xaxado e baião, bem como elementos do folclore sergipano, como São Gonçalo, Cacumbis e Parafusos. Para o marcador João Reis, esses eventos reascendem o sentimento de pertencimento do sergipano. “A proposta é mostrar que Sergipe tem riqueza própria, sem precisar buscar referências de fora”, avaliou.
Com 199,6 pontos, a Raio da Silibrina ficou em segundo lugar, levando para casa R$ 5 mil, ao apresentar o tema ‘Pé na Estrada: Cadê João?’, que misturou cangaço, amor e religiosidade, encantando o público com a busca pelo santo São João, durante uma procissão.
O Arranca Unha não apenas celebra e fortalece a identidade cultural sergipana, como também impulsiona a economia local. Comerciantes e vendedores ambulantes aproveitam a festa para gerar uma renda adicional e movimentar o comércio da região. Um exemplo é Ítalo Marques, morador do bairro há mais de três décadas. “Todos se beneficiam. Vejo no concurso a oportunidade de emprego e renda não só para a comunidade, mas também para as comunidades vizinhas. Meu sentimento é de muita felicidade”, afirmou.
No Gonzagão
Os entusiastas das quadrilhas juninas não terão de esperar muito tempo para mais um espetáculo, pois neste domingo, 11, acontece a abertura do aclamado concurso de quadrilhas Gonzagão, com início previsto para às 19h. A dinâmica é a mesma do Arranca Unha: Os grupos participantes competirão em quatro eliminatórias, das quais os melhores colocados avançam para a disputa na final.
Troféu João da Cruz
Idealizado pelo visionário líder comunitário João Cruz, na década de 1950, o Arraiá do Arranca Unha cresceu e evoluiu ao longo dos anos, tornando-se um evento cultural de destaque de Sergipe. Desde 1986, um ano após a inauguração do Centro de Criatividade, o Arraiá passou a ser incorporado ao espaço, consolidando-se como uma das tradições mais importantes. Este ano, o troféu do concurso homenageia a figura de João da Cruz e sua contribuição para a cultura sergipana.
Confira o resultado completo:
1º lugar – Século XX
2º lugar – Raio da Silibrina
3º lugar – Balança Mais Não Cai
4º lugar – Xodó da Vila
5º lugar – Rala Rala
6º lugar – Unidos em Asa Branca
7º lugar – Meu Xodó