Última atualização em 16/04/2025 por Henrique Andrade
Post Date: 16/04/2025
A partir deste mês de abril, o município de Lagarto passa a contar com Códigos de Endereçamentos Postais (CEPs) individuais por logradouro. A atualização tem como objetivo facilitar os serviços da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), a exemplo da localização de endereços para entrega de cartas e encomendas. Os novos códigos postais têm entre seus objetivos produzir benefícios à população e ao município, tais como redução de erros, automação de processos, melhoria na logística e expansão dos serviços realizados pela Empresa.
De acordo com o subgerente de Planejamento da Área de Operações dos Correios em Sergipe, e responsável pela elaboração dos projetos de codificação postal no estado, Luciano Barros, com a implantação da codificação por logradouro, Lagarto passa a ter vantagens importantes para a cidade e seus moradores. “Com a novidade, a gestão municipal pode planejar, a partir dos dados de codificação postal, ações em áreas como segurança, transporte, assim como executar melhor serviços públicos diversos, a exemplo da organização da coleta de lixo”, explicou.
Luciano também destacou que “com os novos CEPs individuais empresas podem segmentar mercados, personalizar campanhas publicitárias e entender melhor o comportamento do consumidor, fomentando, assim, a economia do município. Outra coisa importante é a inclusão de áreas rurais, que também passam a receber serviços postais de forma eficiente”, disse, informando que no projeto foram codificados os povoados Colônia 13, Brasília e Genipapo.
Com relação à população lagartense, o subgerente de Planejamento da Área de Operações dos Correios em Sergipe explicitou as seguintes vantagens: facilidade no recebimento de correspondências e encomendas; segurança e confiabilidade; acesso à serviços como o recebimento de compras em lojas virtuais; e a inclusão social. “A codificação postal virtual permite que pessoas que residem em áreas rurais e periféricas sejam incluídas no sistema de entrega garantindo que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços postais”.
Critérios
Lagarto foi contemplado com os novos CEPs por se tratar de um dos municípios mais importantes do estado de Sergipe, seja do ponto de vista populacional, econômico, político, bem como pelo relevante volume de serviços prestados pelos Correios na cidade. Além de atender aos critérios necessários para receber nova codificação postal, segundo Luciano Barros, o município disponibilizou tempestivamente todo o material solicitado, tais como mapas digitalizados, relação detalhada de logradouros em planilha eletrônica, etc.
“Por todos os benefícios, reputo a implantação da codificação por logradouro em Lagarto como uma medida extremamente positiva, pois ela contribui para a organização, eficiência e o desenvolvimento do município, beneficiando tantos os cidadãos quanto os serviços públicos e privados”, destacou.
Processo
Para receber os novos códigos postais foi formalizado um contato direto com a Prefeitura de Lagarto, solicitando os insumos necessários para a elaboração do projeto de codificação. “De posse do material solicitado, fazendo uso de metodologia de codificação postal, os Correios atribuíram CEP específico, seguindo uma sequência ordenada e pré-definida, para cada um dos logradouros constantes no mapa do município fornecido pela Prefeitura. Finalizada essa fase, o projeto foi encaminhado para o Departamento de Planejamento e Controle, em Brasília, onde foi avaliado e aprovado”, detalhou Luciano.
Ainda de acordo com ele, “após a aprovação, o Departamento de Planejamento e Controle autorizou a inclusão dos logradouros no Diretório Nacional de Endereços (DNE) que, em seguida, foram disponibilizados no aplicativo de consulta eletrônica ao CEP, o ‘busca CEP’. Todo esse processo durou, em média, 90 dias”, falou, ao revelar que “em outras duas oportunidades anteriores, os Correios tentou realizar a codificação em Lagarto, mas em virtude da incompletude de informações, ou da indisponibilidade de alguns insumos necessários, como o mapa atualizado, os projetos não lograram o êxito desejado”.