Simplificação e aprimoramento do ambiente de negócios são metas da Jucese para o segundo semestre de 2024

Inovação e evolução do registro empresarial são os fatores que têm incentivado o empreendedorismo no estado


Última atualização em 31/07/2024 por Diego Mota

Por SE79,

A Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), instituição centenária responsável pelo registro de empresas no estado, desempenha um papel vital na economia ao garantir a legalidade e segurança jurídica aos empreendimentos. Os projetos trabalhados ao longo do primeiro semestre do ano contribuíram para o aumento no número de novas empresas, resultando no registro de cerca de 14 mil novas empresas abertas até junho deste ano.

De acordo com o Mapa de Empresas, elaborado pelo Governo Federal, Sergipe também se destacou com o menor tempo do Brasil para a constituição de uma empresa no primeiro quadrimestre do ano, com uma média de apenas seis horas. Comparado ao tempo médio do país, de 24 horas, a autarquia possui uma vantagem de quase 18 horas em registro de empresas.

O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o tempo na etapa de viabilidade, na validação cadastral que os órgãos efetuam e na efetivação do registro e obtenção do CNPJ. Não são considerados os tempos de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças para funcionamento do negócio.

Planejamento estratégico

A Junta Comercial traçou um planejamento para o ano de 2024, construído sobre os pilares de transparência, tecnologia e compromisso com o empreendedorismo, e vem cumprindo todas as metas e alcançando recordes a nível nacional. A expectativa é que a Jucese continue a ser um vetor de desenvolvimento econômico, promovendo um ambiente de negócios cada vez mais favorável aos empresários sergipanos.

Em parceria com o Governo do Estado, a autarquia também trabalha para a integração das entidades de licenciamento e propagação do processo digital em todo o estado. A formalização das empresas é um facilitador na vida do empresário sergipano, gerando novos empregos e um crescimento econômico expressivo para Sergipe.

Compartilhar Notícia

Share this post