Última atualização em 16/11/2023 por Ítalo Duarte
Por SE79
O Sindicato dos Empregados em Empresas de Segurança, Vigilância, Transporte de Valores, Eletrônica e Similares do Estado de Sergipe (Sindivigilante-SE) está denunciando uma suposta abordagem truculenta da Polícia Militar a um vigilante no Conjunto Marcos Freire II, em Nossa Senhora do Socorro, na última segunda-feira, 13. Veja vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Em relato ao Portal Fan F1, José Cícero, membro da pasta de comunicação do Sindivigilante, informou que o carro do trabalhador em questão foi confundido com o de suspeitos de uma tentativa de assalto na região. O vigilante se dirigia ao trabalho no momento da abordagem.
“Segundo informações do próprio vigilante e as informações da região, se tratava de uma tentativa de assalto a um casal, duas pessoas em um carro branco abordaram um casal tentando assaltar. Procuraram a guarnição, que foi acionada, e fazendo diligências, por coincidência, esse nosso colega vigilante tinha acabado de deixar a esposa no trabalho ali no Shopping Prêmio. O mesmo estava se dirigindo para o posto de trabalho, ele é vigilante e trabalhava no plantão da noite, mas foi abordado dessa forma”, disse ele.
Ainda segundo Cícero, o homem chegou a se identificar como vigilante, mas ainda assim foi alvo de uma ação abusiva por parte dos agentes.
“Na fala, mandaram ele colocar a mão na cabeça. Posteriormente, mandaram ele se deixar no chão, o mesmo se recusou, porque estava indo trabalhar, não iria se deixar no chão, e aí começou a forma truculenta de agir da polícia. O mesmo entrou no carro para pegar o documento que a polícia solicitou, mas ele foi retirado à força do carro. E aí começou essa sequência, jogaram esse produto no rosto do mesmo, a gente acha que é análogo ao spray de pimenta, mas segundo ele não é”, completou.
Segundo o representante do Sindivigilante, o trabalhador chegou a ser levado à Central de Flagrantes, mas passou mal. Posteriormente, ele foi encaminhado ao Hospital Nestor Piva, na capital.
De acordo com Cícero, após atendimento na unidade, o vigilante foi conduzido novamente à Plantonista, onde foi estipulada uma fiança por desacato.
Nota da Polícia Militar
Em nota, a Polícia Militar informou que os agentes foram solicitados por um casal que narrou ter sido vítima de roubo e passou características do suspeito e do veículo utilizado na ação.
“Após rondas, os policiais identificaram um veículo com as características descritas pelas vítimas e iniciou o procedimento de abordagem. Nesse procedimento, os militares solicitaram que o ocupante parasse o veículo. A parada foi solicitada por diversas vezes. Quando foi parado, o homem não atendeu a solicitação dos policiais e não obedecia os pedidos dos militares.”
Ainda segundo o comunicado, diante da situação, os policiais utilizaram técnicas com instrumentos de menor potencial ofensivo.
“Ao ser contido, os policiais localizaram com o homem um coldre e uma embalagem contendo maconha, além de objetos pessoais. Mesmo após a abordagem, o homem continuou resistindo à ação policial e dizendo que a situação não ‘iria ficar assim’. Diante dos fatos, ele foi detido e encaminhado à Central de Flagrantes, onde o caso foi registrado.”
Com informações do Fanf1