Última atualização em 20/02/2024 por Fernanda Santiago
Por professor Evandro Santana,
As nascentes do riacho Cumbe foram responsáveis por nominar a comunidade de Olhos D’ Água em Lagarto e sempre foram muito bem preservadas pelos moradores da região. Com a intenção de transformar a área em um local de preservação e lazer, entre 2001 a 2002, ainda no mandato do ex-prefeito Jerônimo Reis, o ex-vereador Manoel da Lagartense levou a solicitação e juntos, construíram o Balneário Olhos D’ Água.
De acordo com moradores, na época, o balneário contava com 02 piscinas naturais (adulto e infantil), banheiros e quiosques, inclusive um deles levava o nome de Bar Olho D’água. Uma excelente área de lazer para a comunidade e região, mas que foi esquecida pelas últimas administrações municipais.
Em agosto de 2019, o atual secretário municipal do meio ambiente, Aloísio Andrade (Prefeitinho), fez uma postagem na sua rede social, reacendendo a esperança para a reabertura do balneário: “Mostrei a prefeita Hilda Ribeiro, a situação de abandono do balneário do Povoado Olhos D’ Água, ações serão tomadas para o seu funcionamento; Chamei o engenheiro florestal Renato, pra olhar o balneário e ver quais as condições que se encontram o local.”
Notou-se boa vontade por parte do Prefeitinho, mas, as ações da Prefeitura de Lagarto até o momento não chegaram e a população clama por respostas diante do retrato de abandono dessa importante área de lazer.