Última atualização em 26/05/2023 por Ítalo Duarte
Por Ascom
Durante a reunião da Bancada do União Brasil, a deputada federal Yandra Moura, vice-líder do partido na Câmara, abordou a questão salarial dos servidores da Defensoria Pública da União (DPU). Ela explicou que dentro do sistema público judiciário os defensores são os que detêm menos orçamento.
“Apresentei uma emenda ao arcabouço fiscal para que, gradativamente, a União faça concurso e convoque defensores públicos para que atuem em favor das pessoas, principalmente das cidades mais distantes dos grandes centros, locais que ainda não têm acesso à Defensoria Pública da União”, informou a deputada ao completar que “em Sergipe temos apenas dois defensores atuando”.
Yandra reafirmou a necessidade social da DPU e acredita no seu funcionamento pleno em todo o país. “O valor destinado à defensoria é de R$ 677 milhões por ano, 12 vezes menor que o do Ministério Público da União, por exemplo. Recentemente, me reuni com a categoria e assumi esse compromisso de lutar para tentar aumentar o número de defensores pelo Brasil. Com o recurso defasado, a Defensoria da União consegue estar presente em somente 28,7% do território nacional”, disse.