Última atualização em 04/04/2025 por Henrique Andrade
Post Date: 04/04/2025
A manhã desta sexta-feira, dia 4, marcou um momento histórico para o desenvolvimento rural de Lagarto. O prefeito Sérgio Reis, ao lado do secretário Municipal da Agricultura, Luciano Junior, realizou a soltura simbólica de alevinos de tambaquis e tilápias no Assentamento José Gaudêncio, localizado no povoado Tanque.
A ação representa o início de uma nova fase na piscicultura local, atividade que vem ganhando força no município como alternativa de renda e desenvolvimento sustentável para famílias do campo. Ao todo, 10.500 alevinos foram entregues nesta primeira etapa da iniciativa, que integra um projeto mais amplo desenvolvido pela Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura (Semagri), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf).
Além de distribuir os peixes, a gestão municipal está oferecendo assistência técnica contínua, com visitas regulares, capacitação dos produtores, preparação dos viveiros e orientações sobre o manejo, biometria e comercialização da produção. A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável do campo, levando tecnologia, conhecimento e oportunidades para quem vive da terra.
“A agricultura é um dos órgãos mais importantes da nossa administração. Mais de 50% da população lagartense vive no campo, e temos um enorme potencial de crescimento. A piscicultura é só o começo. Vamos estruturar toda uma cadeia produtiva para o fortalecimento do homem do campo”, destacou o prefeito Sérgio Reis.
O município de Lagarto, conhecido por sua forte produção agrícola, agora também desponta como referência na piscicultura. Com a previsão da chegada de mais de 40 mil alevinos para os próximos meses, produtores de assentamentos e povoados terão a oportunidade de diversificar suas atividades, gerar mais renda e movimentar a economia local.
“Foi aqui a primeira localidade que visitei ao ser convocado para ser secretário. Estamos cumprindo uma promessa. Hoje entregamos 10.500 alevinos e esse é só o início de um grande projeto de transformação da nossa agricultura”, disse o secretário Luciano Júnior.
O evento contou ainda com a presença do deputado estadual Ibrain Monteiro, liderança que reforçou a importância do incentivo à piscicultura e anunciou projetos futuros.
“O peixe é uma fonte de renda muito boa. E já estou conversando com Luciano sobre um projeto para uso de água salobra dos poços para criação de camarões. Vou apresentar uma proposta na Assembleia Legislativa para que o governo compre o camarão dos pequenos produtores”, garantiu.
“Esse é apenas um passo. Vamos incentivar a produção de leite, milho, ração, tudo o que for preciso para que a agricultura de Lagarto seja cada vez mais forte e estruturada. Contamos com parcerias e união para iniciar uma nova era no campo”, acrescenta o prefeito.