Última atualização em 14/12/2023 por Ítalo Duarte
Por SE79
Os trabalhadores dos Correios em Sergipe indicaram uma possível greve no estado a partir da próxima semana, conforme o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Sergipe (SINTECT/SE). Nesta quinta-feira, eles realizam ato em frente à unidade localizada na Rua Acre, no bairro Siqueira Campos, em Aracaju.
Segundo o sindicato, o indicativo de greve está marcado para o próximo dia 20 de dezembro. Dentre as reclamações, estão o desfalque no número de trabalhadores em relação à demanda crescente do trabalho, além da falta de concurso público na categoria.
De acordo com o secretário geral do SINTECT/SE, diretor da CUT Sergipe, Jean Marcel, a administração dos Correios em Sergipe insiste em adotar o sistema Distribuição em Dias Alternados (DDA), com o objetivo de diminuir os postos de trabalho.
“A gestão local dos Correios não está cumprindo nosso acordo coletivo, ao insistir em utilizar o DDA como ferramenta para camuflar a falta de funcionários. Aumentam o tamanho dos distritos e diminuem o número de carteiros nas unidades, gerando sobrecarga de trabalho. Se a empresa continuar com esta postura, faremos greve nas vésperas do Natal”, declarou Jean Marcel.
Está prevista, na próxima semana, uma paralisação parcial dos carteiros, caso não haja acordo. Assim, a equipe que entrega para o Bugio, Lamarão, Santos Dumont, Bairro América e demais bairros da zona norte terá até 10 carteiros retirados das ruas.
Já para os que entregam na Zona de Expansão, Orlando Dantas, Augusto Franco, Atalaia, Coroa do Meio e Aeroporto, a previsão é de retirada de 8 a 10 carteiros. E em Nossa Senhora do Socorro, a previsão é de 5 carteiros em greve.