Última atualização em 29/06/2024 por Diego Mota
Por SE79,
No mesmo período, Sergipe registrou um saldo positivo de 2631 novas empresas, de acordo com o levantamento realizado pela Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese).
Dentre as constituições realizadas, a atividade de Treinamento em Desenvolvimento Profissional e Gerencial obteve o maior número de registros, com 268 novos negócios. Em segundo lugar, ficou a atividade de Consultoria em Gestão Empresarial, com 184 registros, seguida pelos Serviços de Engenharia, com 173. O Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios ficou em quarto lugar, com 165 registros, e os Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo em quinto, com 164 novas empresas em Sergipe. No momento do registro, o empreendedor pode atribuir uma ou mais atividades à sua empresa.
O montante engloba empresas nas atividades econômicas de Comércio, Indústria e Serviços, em todas as categorias jurídicas, como Sociedades Limitadas (LTDA), Empresas de Pequeno Porte (EPP), Microempresas (ME) e Cooperativas, exceto Microempreendedor Individual (MEI). As cidades que concentram o maior número de novas empresas são Aracaju, Itabaiana, São Cristóvão, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro, Tobias Barreto, Estância e Própria.
Fomento ao empreendedor
Esse aumento no número de empresas consolidadas se deve às ações de incentivo aos empresários implementadas pela Junta Comercial do Estado de Sergipe. O órgão vem simplificando o processo de abertura para oferecer celeridade na constituição de empresas e já aprovou, este ano, a abertura de mais de 2 mil novos negócios.
Uma das iniciativas recentes para a desburocratização do registro mercantil em Sergipe foi o lançamento da Escola de Negócios. Essa escola tem como objetivo fornecer capacitações e educação empresarial para empreendedores sergipanos, promovendo cada vez mais a cultura empreendedora no estado. O trabalho será realizado por meio de cursos de curta duração, workshops e palestras gratuitas nas áreas de empreendedorismo, gestão empresarial, finanças, contabilidade, direito empresarial e inovação. A Jucese capacitará seus contribuintes e usuários por meio dessas iniciativas.
Além disso, a Junta Comercial de Sergipe tem investido em tecnologia, criando eventos que reduzem as etapas do registro empresarial, impulsionando o registro automático, a assinatura digital e avançada, além de permitir pagamentos de guias e boletos via Pix. Essas medidas trazem segurança jurídica, agilidade e comodidade aos empreendedores.