Última atualização em 02/03/2024 por Ítalo Duarte
Por SE79
Roda de conversa com estudantes para orientações, mobilizações de limpeza em municípios e em zonas rurais. Essas são algumas medidas que o Governo de Sergipe e prefeituras estão tomando neste sábado, 2, o Dia D de combate à transmissão da dengue, zika e chikungunya.
Além da ação do governo em Aracaju, os municípios de Lagarto, Itabaiana, Propriá, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão, Feira Nova, Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, São Francisco, Pirambu, Cumbe, Carmópolis, Salgado, Estância, entre outros, realizaram capacitações e fazem mobilizações de limpeza com os agentes comunitários de saúde, promovendo rodas de conversa com informações relevantes para enfrentamento das arboviroses
“É um momento crucial, porque antecede o período de maior risco da transmissão da doença aqui no nosso estado. Outros que ainda não fizeram irão desenvolver ações posteriormente, em dias posteriores ao dia 2, mas o que importa é realmente mobilizar e sensibilizar a população para o trabalho no controle do Aedes aegypti ”, destacou Sidney Sá, gerente de endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Em alguns municípios, por meio do Laboratório Central de Sergipe (Lacen), foi feita a colocação de armadilhas, conhecidas como ovitrampas, em quarteirões previamente sorteados no Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), onde os índices foram baixos. Todos os municípios com altos índices já passaram por essa ação preventiva.