Governo do Estado leva para Santo Amaro das Brotas a 11ª edição do ‘Sergipe é aqui’

A novidade desta edição foi o serviço de exame de DNA, oferecido pela Defensoria Pública do Estado de Sergipe.


Última atualização em 20/09/2023 por Ítalo Duarte

Por ASN

O município de Santo Amaro das Brotas, com pouco mais de 11 mil habitantes, segundo Censo demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi o 11º município a receber o programa de Governo Itinerante ‘Sergipe é aqui’.

O Colégio Estadual Esperidião Monteiro, a Praça da Matriz e a Prefeitura Municipal foram os locais escolhidos para concentrar os diversos serviços ofertados pelo Estado nesta sexta-feira, 15.

O evento disponibilizou uma gama de ações à comunidade, executadas simultaneamente por 20 secretarias, órgãos, fundações e autarquias estaduais.

Na oportunidade, moradores da região tiveram acesso aos mais de 160 serviços e atividades, como atendimentos na área da saúde, orientações jurídicas, atividades culturais e recreativas, além de palestras educativas. A estimativa é de três a quatro mil pessoas atendidas.

A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) e tem por objetivo aproximar a gestão estadual da população, no município em que ela reside, levando até os cidadãos serviços que são ofertados pelo governo.

No dia em que acontece, a capital do estado é transferida simbolicamente para o município. Nas dez edições já realizadas, o ‘Sergipe é aqui’ contabilizou mais de 44 mil atendimentos.

“É a administração pública estadual cada vez mais perto do cidadão e da cidadã sergipana. Hoje estamos aqui, ao lado do governador Fábio Mitidieri e de toda a nossa equipe do Governo de Sergipe, visando oferecer serviços que já são rotineiros, mas num dia repleto de atendimentos. O importante de tudo isso é o olho no olho com o cidadão, buscando as soluções concretas para as demandas que atingem a comunidade. Então a simbologia é muito grande para cada município por onde a gente passa. É um programa que vai, ao final dos quatro anos, levar para cada município o orgulho de poder dizer que foi capital de Sergipe pelo menos por um dia”, destacou o secretário de Estado da Casa Civil, Casa Civil, Jorginho Araujo.

Paternidade

A novidade desta edição foi o serviço de exame de DNA, oferecido pela Defensoria Pública do Estado de Sergipe. De acordo com a defensora pública Carla Viviane Oliveira do Nascimento, a ação faz parte do projeto ‘Ser pai é legal’, que busca regularizar a situação da criança, adolescente ou adulto que não tenha o nome do pai na certidão de nascimento.

“Dessa maneira, a Defensoria está disponibilizando o fornecimento do exame de teste DNA gratuito. As pessoas vêm de forma voluntária, com os documentos RG e CPF, comprovante de residência e de nascimento da pessoa que quer regularizar a situação. A partir daí, a gente faz o exame aqui mesmo. No dia do resultado, a gente chama as partes novamente para apresentar o resultado”, explicou a defensora pública. O resultado é entregue dentro de aproximadamente 40 a 45 dias.

A marisqueira Eduarda Nunes Guimarães, moradora do povoado Gouveia, em Santo Amaro, foi acompanhar a filha durante a realização da coleta de sangue para reconhecimento de paternidade do filho de quatro meses. Na oportunidade, a marisqueira ressaltou a importância da ação para a regularização jurídica do neto. “É uma ação muito importante. Com isso, meu neto vai ter o nome do pai no registro”, destacou.

Além desse serviço, a Defensoria Pública do Estado de Sergipe disponibilizou gratuidade de certidões de nascimento, casamento e óbito, orientações jurídicas, a exemplo de pensão alimentícia, divórcio, união estável, guarda visita, investigação de paternidade, retificação de registro civil, entre outras.

Cidadania

O programa ‘Sergipe é aqui’ tem se mostrado como uma iniciativa importante para fortalecer a integração entre o governo e as diversas regiões do estado, levando benefícios para os cidadãos, colaborando para o desenvolvimento de Sergipe e levando cidadania aos moradores.

Serviço bastante procurado nesta 11ª edição, assim como nas outras, foi a emissão de 1ª e 2ª via de RG, realizado pelo Instituto de Identificação, por meio da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE).

A dona de casa Maria Irani da Silva dos Santos, de 55 anos, foi uma das que compareceu logo cedo para acompanhar as ações do governo itinerante ‘Sergipe é aqui’ e não perdeu a oportunidade para renovar o documento de identidade. “Como o meu RG está vencido, resolvi vir aqui e fazer a segunda via. É uma ação que facilita, já que o documento é entregue no mesmo dia. Estou muito satisfeita, vou aproveitar para fazer outros serviços também”, apontou.

Já a Superintendência de Proteção Animal, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), ofertou os serviços de castração de cães e gatos e a vacinação antirrábica em animais. A superintendente de Proteção Animal da Semac, Kitty Lima, explicou que a ação foi iniciada no dia anterior com a triagem dos animais, no intuito de garantir o controle populacional dos animais e de zoonoses.

“O público veio no dia anterior para fazer uma triagem. Ou seja, a gente não faz cirurgia sem passar por veterinário antes para ver a saúde do animal. Então todos que estão aqui hoje passaram por essa rotina, receberam sua senha e estão aqui na expectativa da castração, que serve para o controle populacional e de zoonoses. Dessa maneira, Santa Amaro vai ter um controle maior dos seus animais e de doenças, a exemplo da leishmaniose, raiva, entre outras. Nós tivemos ontem uma média de quase 100 atendimentos, e metade disso vai ser castrado hoje, porque nem todos estão aptos a serem castrados. Alguns animais chegam debilitados, com anemia profunda, com carrapatos, então precisam primeiro passar por um tratamento para depois serem castrados”, detalhou.

Saúde

Maria Josenilde dos Santos, moradora do povoado Boticário, em Santo Amaro, se encaminhou à Unidade Móvel da Saúde da Mulher, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para resolver as pendências ginecológicas. “O agendamento foi rápido, não tive problema. É bom demais cuidar da saúde. Fiquei sabendo que ia ter esses serviços aqui e aproveitei para fazer o exame de lâmina que estou precisando. Além disso, vou aproveitar para fazer a consulta com o ginecologista, que já faz tempo que não vou”, revelou a moradora.

A Unidade Móvel da Saúde da Mulher disponibilizou exames de citologia (lâmina), ultrassonografia (mamas e transvaginal) e verificação de sinais vitais (pressão arterial e glicemia).

A Unidade da Saúde do Homem também esteve presente com exames de consultas com clínico geral, urologista, ultrassonografia de próstata e vias urinárias, assim como verificação de sinais vitais (pressão arterial e glicemia). O cabeleireiro Elileto Messias do Carmo, 48, morador do povoado Sapé, compartilhou a felicidade com a presença do ‘Sergipe é aqui’ em Santo Amaro das Brotas. “Acho importante que tenha esses serviços. Normalmente eu já tenho costume de ir ao médico, e aproveitei aqui para fazer os exames de sangue e a consulta com o urologista”, revelou Elileto, que também levou o irmão e a mãe para usufruírem dos serviços do ‘Sergipe é aqui’.

Outra ação oferecida pela SES foi a avaliação odontológica para detecção precoce do câncer de cavidade oral. A ação faz parte do programa ‘Sorrir Sergipe’, que leva avaliação bucal para a detecção precoce do câncer de cavidade oral, mais conhecido como câncer de boca.

Outros serviços

O ‘Sergipe é aqui’ contou também com vivências esportivas, promovidas pela Secretaria de estado do Esporte e Lazer (Seel), envolvendo as atividades como aula funcional, corrida de saco, pega-pega, cabo de guerra, futsal, travinha, judô, capoeira, queimado, entre outros.

Já o Espaço Mulher ofertou os serviços de corte de cabelo feminino e masculino, escova, designer de sobrancelhas e manicure. A dona de casa Josenile da Silva Santos, 54, não perdeu tempo e aproveitou os serviços disponíveis no espaço. “Eu vim para fazer outros serviços e aproveitei para arrumar o cabelo. Está sendo ótimo. Um dia diferente aqui na cidade. Está sendo muito gratificante. Realmente, é uma ótima iniciativa do Governo do Estado”, elogiou a dona de casa.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e suas vinculadas também forneceram serviços e informações aos santoamarenses. O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) promoveu verificações gratuitas de medidores de pressão arterial, com o objetivo de constatar se o instrumento está calibrado corretamente. Além disso, assim como nas outras edições, foram ofertados 30 análises de solos para os moradores do município, além de orientações sobre a importância das análises de solos, água, alimentos e o modo correto de realizar as coletas.

Outra importante ação empreendida foi a doação de 200 mudas de árvores (jenipapo, ipê roxo, amarelo e branco, goiaba, araçá, pitanga, pau-brasil e craibeira). A atividade fez parte das ações realizadas pelo Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), para promover a conscientização sobre a preservação e recuperação de matas ciliares, bem como a conservação de solos.

Compartilhar Notícia

Share this post