Jucese aponta crescimento de 14,3% do registro mercantil em cinco municípios sergipanos no primeiro semestre de 2024

Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Itabaiana e Lagarto registraram o maior número de empresas


Última atualização em 31/07/2024 por Diego Mota

Por SE79,

De acordo com dados da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), Aracaju, seguida de Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Itabaiana e Lagarto, foram os municípios com maior índice de novas empresas no período de janeiro a junho de 2024, alcançando um aumento de 14,3%, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Entre os municípios classificados como as cinco cidades com maior número de abertura de empresas, os segmentos que mais se destacaram com os novos registros estão nas atividades educacionais, de serviços administrativos, vestuário, mercadoria em geral com predominância em produtos alimentícios, além do comércio de bebidas.

No estado, todos os municípios estão integrados ao portal Agiliza Sergipe, e cerca de 75% dos municípios conseguem abrir uma empresa por meio do deferimento automático. Nesse contexto, a parceria entre a Jucese, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE) e as prefeituras tem sido fundamental na simplificação dos processos que envolvem licenciamento e registro de empresas, beneficiando os empresários sergipanos. Quando um município é integrado ao portal Agiliza Sergipe, ele passa a oferecer diversas vantagens tanto para os empreendedores quanto para a administração pública local.

Esse processo confere inúmeros benefícios: consulta prévia automática; procedimentos compatibilizados e integrados; redução de exigências e duplicidades documentais; garantia da linearidade do processo da perspectiva do usuário; entrada única de dados cadastrais e de documentos; informações compartilhadas; redução do tempo para registro e legalização de empresas; aumento do número de formalizações de empresas e negócios; e segurança na formalização de novas empresas.

Tempo de abertura

Desde o início do ano passado, a Jucese iniciou um processo para agilizar ainda mais o atendimento aos empresários, reduzindo o tempo de registro mercantil e mantendo, nos últimos seis meses, a média de 6 horas no processo de constituição empresarial. A autarquia também alcançou novos recordes. Durante este ano, o estado teve o menor tempo de abertura de um negócio, registrando apenas 4 horas. Com o processo desburocratizado, de baixo custo e totalmente on-line no Portal Agiliza Sergipe, todas as empresas de naturezas jurídicas de Empresário ou Sociedade Ltda, de atividades de pequeno, médio, alto risco e de qualquer porte, podem ser registradas no sistema linear e autoexplicativo disponível no site da Junta Comercial.

Compartilhar Notícia

Share this post