Jucese inicia projeto Escola de Negócios com capacitação sobre registro de cooperativas

Profissionais se reúnem em evento promovido pela Junta Comercial para debaterem a formalidade e registro dos atos societários das Cooperativas.


Última atualização em 14/06/2024 por Ítalo Duarte

Em mais uma demonstração da contribuição direta no desenvolvimento do ambiente de negócios no estado, a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) deu início ao projeto da Escola de Negócios.

Em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade em Sergipe (CRCSE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Sergipe (SESCOOP/SE), foi realizado na quinta-feira, 13, o primeiro curso da escola, que abordou o tema legislação cooperativista, e foi ministrado pelo professor, contador e consultor, Frederico Joffily.

Durante a capacitação, o ministrante debateu de maneira simples e didática quais são as premissas para o registro de atos de cooperativas na Junta Comercial, além de destacar os requisitos básicos para o arquivamento de atas de constituição, estatutos sociais, assembleias, reuniões de conselhos de administração e de conselhos fiscais de cooperativas.

Também foram apresentados ainda os principais pontos que devem constar nos documentos para evitar exigências e como deve ser analisado o pedido de arquivamento – tendo em vista as particularidades da sociedade cooperativa.

O público-alvo do curso foram os próprios servidores e vogais da Jucese, além de associados do Sescoop/SE e da CRCSE, contabilistas e o público em geral. O vice-presidente da Cooperativa de Serviços Múltiplos de Sergipe (Coopermult), Aurélio César, esteve presente no evento e ressaltou a importância do tema abordado. “Os atos que abrangem a constituição de uma cooperativa são fundamentais não só para os cooperados, mas também como forma de alavancar a economia de um estado ou país”, destacou.

Escola de Negócios

A Escola de Negócios da Jucese tem como finalidade fornecer capacitações e educação empresarial para empreendedores sergipanos, a fim de promover, cada vez mais, a cultura empreendedora no estado. Esse trabalho será realizado por meio de cursos de curta duração, workshops e palestras gratuitas nas áreas de empreendedorismo, gestão empresarial, finanças, contabilidade, direito empresarial e inovação, com os quais a Jucese vai capacitar os seus contribuintes e usuários. O objetivo é ampliar e aperfeiçoar conhecimentos relacionados ao registro empresarial e áreas correlatas, além de potencializar o ambiente de negócios.

Os cursos da Escola da Jucese serão ministrados por profissionais com experiência no mercado empresarial e acadêmico, visando a reflexão, integração e aprimoramento de novas competências a serem aplicadas às rotinas de trabalho e à desburocratização.

Compartilhar Notícia

Share this post