Última atualização em 26/11/2024 por Diego Mota
Por SE79,
No mês do Empreendedorismo Feminino, que busca destacar e valorizar as mulheres como protagonistas no campo empresarial, dados da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) revelam um crescente protagonismo das mulheres no cenário empreendedor cearense. Atualmente, Sergipe conta com 97 mil mulheres registradas como sócias de empresas e empresárias.
Esses números revelam a força e o papel central das mulheres nos mais diversos setores produtivos do estado, com destaque para as áreas de atuação em comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal; e setor de alimentos e bebidas. Embora os números de atividades comerciais e de segmentos não sejam somáveis, já que muitas empreendedoras atuam em mais de uma área, a tendência é que o empreendedorismo feminino continue crescendo e se diversificando.
Mulheres de diferentes idades, áreas de atuação e formações têm demonstrado grande interesse em abrir seus próprios negócios, impulsionadas pelo desejo de autonomia e pelo anseio de construir um futuro melhor para elas mesmas e para suas famílias. A trajetória de Iasmim Dantas, empreendedora e fisioterapeuta, é um exemplo inspirador de como as mulheres têm conquistado seu espaço no universo dos negócios. Natural de Aracaju, Iasmim começou a jornada como microempreendedora individual (MEI), atuando como fisioterapeuta pélvica. No entanto, foi após a maternidade que percebeu a necessidade de profissionalizar os serviços e decidiu expandir seu negócio para o ambiente digital. Atualmente, realiza capacitações através de aulas on-line para outras colegas de profissão sobre tapping, com o intuito de ajudar outras mulheres a aumentar sua cartela de serviços e, consequentemente, a renda mensal.
“A independência financeira e a formalização estão muito atreladas. Sair da informalidade é o primeiro passo para se ter a independência financeira, e isso não é só ganhar o suficiente para se manter, mas para ter qualidade de vida”, explica Iasmim, ressaltando a importância da formalização e da autonomia financeira para as mulheres empreendedoras.
O cenário atual aponta para um futuro ainda mais promissor para as mulheres empreendedoras em Sergipe. Com a crescente busca por formalização e profissionalização, elas têm se consolidado como protagonistas da economia local. Além disso, iniciativas como o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino ressaltam a importância de apoiar e incentivar o crescimento de mulheres nos negócios, reforçando que, quando as mulheres prosperam, toda a sociedade se beneficia.
Em parceria com o governo de Sergipe e o Sebrae, a Jucese tem promovido diversas ações ao longo do ano para apoiar essas mulheres, incluindo eventos, palestras e cursos especializados, além de desburocratizar cada vez mais o ambiente de negócios no estado.