Última atualização em 05/12/2023 por Ítalo Duarte
Por SE79
Foram mais de cem atrações entre exposições, declamações, instalações, performances e desfile, nos últimos dias 27 e 28, no Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas (Cepard), conhecido como Polivalente, do município de Lagarto. A iniciativa do Festival de Artes Integradas é da professora doutora Renata Carvalho, que contou com apoio de alunos para montagem e execução do projeto e na participação durante toda a programação.

De acordo com Renata, a programação foi composta, em sua maioria, por alunos do Cepard de todas as séries. “Foram também convidados de Aracaju o Grupo Sutaques de Casa e Joélio Moura. De Lagarto, tivemos ex-alunos que ministraram oficinas referentes aos seus cursos na UFS”, escreveu a professora em texto promocional do evento, que destacou também a participação do Grupo Livre de Artes, de Lagarto. Alunos do Colégio Estadual Sílvio Romero também expuseram e apresentações produções no festival.
“É fundamental estar em uma escola que entende a importância do fazer artístico, de permitir o risco, de deixar que seja proporcionado ao aluno lugares para que eles se expressem livremente, que exponham tanto de si através do que eles se sentem mais confortáveis: a arte”, disse.
Segundo a professora, o festival nasceu com o intuito de unir pessoas através de suas mais variadas linguagens artísticas. “De valorizar o que nosso aluno produz e proporcionar ao público, não só um volume grande de produção artística, mas uma produção de qualidade, cuidada para seja feito o melhor”, ressaltou.
O destaque do festival ficou por conta também da experiência dos estudantes em participar da produção e da programação do evento sem ter como contrapartida nota ou pontos nas disciplinas. “Sustentar um festival de dois dias sem valer nota com dias e dias intensos e exaustivos de trabalho é um passo largo em direção ao sempre pensamento de que a escola pode coexistir com o aluno, que ele está aberto a se entregar pelo prazer da experiência e pelo desejo de levar sua arte ao outro”, concluiu.