Última atualização em 27/11/2024 por Henrique Andrade
O tempo médio em 2024 para a abertura de uma empresa no estado foi de 6 horas; foram abertas quase 24 mil empresas este ano.
A Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) manteve a liderança do ranking nacional de tempo de abertura de empresas durante os 10 meses de 2024, de acordo com o relatório da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) da Receita Federal.
O tempo médio para registro de uma empresa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) foi de 6 horas e 32 minutos no mês de outubro, chegando a 10 meses seguidos nessa mesma faixa de 5/6 horas. O segundo lugar ficou com o estado do Paraná, que registrou 9 horas e 46 minutos, e o terceiro lugar com o Piauí, com 11 horas e 6 minutos para finalização do processo de abertura empresarial.
O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o tempo na etapa de viabilidade, na validação cadastral que os órgãos efetuam e na efetivação do registro, com a obtenção do CNPJ. Nesse cálculo, não são considerados os tempos de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças para o funcionamento do negócio.
Das seis horas contabilizadas no mês de outubro, mais de cinco são o tempo necessário para que as prefeituras analisem se a empresa pode funcionar no endereço desejado. No restante do tempo, a Junta Comercial de Sergipe realiza o registro do contrato social e emite o CNPJ por meio de integração com a Receita Federal.
Esse tempo reflete o esforço contínuo e a dedicação da equipe da Junta Comercial do Estado de Sergipe, bem como a eficiência na análise de nossos processos, especialmente em um ano de intensa demanda, com mais de 23.641 empresas registradas.
Agiliza Sergipe
Através do Portal Agiliza Sergipe, interface do registro e de licenciamento empresarial em Sergipe, é possível acompanhar todo o processo para abertura de um negócio de forma online. Além disso, o sistema oferece a opção de registro automático, no qual o portal gera o próprio documento de constituição, autenticando o processo e gerando o número de CNPJ instantaneamente após a protocolização.