Última atualização em 18/05/2024 por Ítalo Duarte
A Prefeitura de Lagarto ainda não concedeu o alvará para instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas em um imóvel do governo do estado no povoado Colônia Treze, resultado da colaboração entre o deputado federal e secretário de estado Fábio Reis, o deputado estadual Sérgio Reis e o governador Fábio Mitidieri.
Um ofício solicitando a liberação do alvará foi enviado ano passado, mas até o momento a gestão da prefeita Hilda Ribeiro ainda não se pronunciou sobre o pedido.
Esse atraso está causando impactos significativos na população local, que enfrenta dificuldades no acesso aos serviços de saúde de modo mais urgente.
Centenas de pessoas têm buscado atendimento médico no posto de saúde local, muitas vezes enfrentando condições adversas, como dormir do lado de fora da unidade na esperança de obter uma ficha de atendimento.
Impasse
Há a suspeita de que o impasse decorre da falta de colaboração da gestão da prefeitura, que, por ser adversária da família Reis, tem evitado acelerar o processo de instalação da unidade de saúde.
Conquista
A instalação da UPA 24h começou a ser traçada em reunião do deputado estadual Sérgio Reis, com o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, após conversações com o governador Fábio Mitidieri e o deputado Fábio Reis.
A ideia é utilizar um imóvel pertencente ao estado localizado na região central do povoado, transformando o local numa unidade de saúde, após reforma, estruturação e equipamento.
Sérgio também já havia apresentado na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) um Projeto de Lei para que municípios sergipanos com mais de 80 mil habitantes sejam obrigados a terem ao menos uma UPA 24h instalada, enquadrando assim municípios como Lagarto, que não possui uma Unidade de Pronto Atendimento.