Última atualização em 05/03/2024 por Ítalo Duarte
Por SE79,
Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 5, uma nova manifestação cobrando o retorno dos transportes escolares exclusivos foi realizada no município de Nossa Senhora do Socorro. O protesto foi realizado por manifestantes do povoado Pai André e bloqueou uma parte da BR-101, no sentido Socorro-Aracaju.
Este não é o primeiro protesto de pais de alunos da região, moradores dos povoados Oiteiros, Lavandeira, Bita e Quissamã também já protestaram reinvindicando o retorno do transporte escolar. Relembre as manifestações.
De acordo com os manifestantes, o transporte escolar foi substituído, e agora os alunos precisam utilizar o transporte coletivo para se deslocar até as escolas. Segundo a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), desde a segunda-feira, 4, começou a circular uma nova linha de ônibus para atender a comunidade dos povoados Pai André, Pai André 2, Santo Inácio, Guajará e loteamento São Francisco, contemplando alunos do ensino médio matriculados em escolas estaduais em Aracaju.
Ver essa foto no Instagram
Confira a nota da Seduc na íntegra:
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Setor de Transporte (Setran), informa que, desde a segunda-feira, 4, começou a circular uma nova linha de ônibus para atender a comunidade dos povoados Pai André, Pai André 2, Santo Inácio, Guajará e loteamento São Francisco, contemplando alunos do ensino médio matriculados em escolas estaduais em Aracaju. A decisão foi acertada após reunião entre o Setran e a Viação Atalaia, previamente informada aos representantes dos pais desde a última sexta-feira, 1°.
A linha sai do loteamento Guarajá às 6h10, com destino a Aracaju pela avenida Maranhão, contemplando todas essas comunidades. Um ônibus extra também foi colocado para atender aos estudantes.
A Seduc reforça que todos os cartões do Aracaju Card também já foram entregues aos alunos do ensino médio matriculados no ano letivo de 2024 com saldo, e orienta que façam a validação no terminal ou no próprio ônibus para o primeiro uso. Em caso de dúvida, entrar em contato com o Setransp, pelo telefone 79 3104-3210.
Recentemente, a gestão da Seduc dialogou com pais e moradores dos povoados Oiteiros, Lavandeiras, Bita e Quissamã, no mesmo município, sobre o transporte dos alunos do 6º ao 9º ano para Aracaju. Além da ampliação das linhas do transporte coletivo para a região, a Seduc ampliou o transporte de estudantes com a disponibilização de um ônibus escolar e pleiteou junto ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp) a melhoria dos horários do transporte coletivo intermunicipal da Grande Aracaju.
Foi acordado manter os alunos do ensino médio no transporte integrado da Grande Aracaju com ajustes nos horários das novas linhas e disponibilização de um transporte escolar para os alunos do ensino fundamental, ou seja, do 6º ao 9º ano. O Setran da Seduc mantém os fiscais nestes povoados para averiguar toda a logística e funcionamento de todas as linhas.
Diariamente, a Seduc transporta uma média de 48 mil estudantes em toda rede estadual e conta com programas que dão suporte, a exemplo do Programa Estadual de Transporte Escolar (Pete), do Cartão Mais Aracaju/Seduc e de convênios, por meio do quais são repassados recursos financeiros aos municípios, além dos contratos firmados com empresas terceirizadas para a disponibilização de transporte na capital e no interior.
Na região de Nossa Senhora do Socorro, a rede estadual, até o momento, possui 391 alunos cadastrados entre o 9º ano e o Ensino Médio em Aracaju para receber o cartão de passe escolar. Em Nossa Senhora do Socorro, a Diretoria Regional de Educação 08 (DRE 08) oferta Escolas em Tempo Integral a exemplo do Centro de Excelência Poeta José Sampaio, no Parque dos Faróis, e o Centro de Excelência Seixas Dórea, no Conjunto Jardim, além do Ensino Médio parcial no CE Prof. Leão Magno Brasil. Dentro do município, é disponibilizado o transporte escolar, com roteiros diversos para atender todos os alunos das escolas estaduais localizadas em Nossa Senhora do Socorro, inclusive povoados.