Idoso é diagnosticado com malária em Sergipe; ele havia viajado para a África recentemente

Este é o primeiro caso de malária identificado no estado neste ano


Última atualização em 22/04/2024 por Ítalo Duarte

Por SE79,

Um idoso de 60 anos foi diagnosticado com malária após ser internado no  Hospital Regional José Franco Sobrinho, em Nossa Senhora do Socorro, apresentando febre, fraqueza e dores. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Segundo a SES, o idoso havia chegado da África há poucos dias e por isso foi realizado um teste rápido para a identificação de malária. O exame foi fornecido pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe ( Lacen) e apresentou resultado positivo. 

Em nota, a SES ressaltou que o paciente encontra-se responsivo, colaborativo, interagindo e verbalizando. O mesmo não possui desconforto respiratório e está com boa saturação. Os médicos consideram seu estado de saúde estável.

Malária 

A malária é uma doença infecciosa causada por um parasito do gênero Plasmodium, que é transmitido para humanos pela picada de fêmeas infectadas dos mosquitos Anopheles (mosquito-prego). 

No Brasil, a maioria dos casos de malária se concentram na região amazônica, composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Este é o primeiro caso de malária identificado em Sergipe neste ano.

Compartilhar Notícia

Share this post