Última atualização em 24/05/2024 por R2Digital
Uma lista foi divulgada na imprensa onde mostra as maiores taxas de analfabetismo no Brasil. Dois municípios sergipanos aparecem na lista: Lagarto em 3° lugar e Itabaiana em 5°. A lista traz dados de pessoas residentes nos municípios maiores de 15 anos de idade, e o município papa-jaca está atualmente com uma taxa de analfabetismo correspondente a 18,4% dos habitantes. Segundo o último censo do IBGE, Lagarto possui 101.579 pessoas.
Na tarde de hoje (23), durante o programa ‘Jornal da 102’ na rádio 102.7 FM, o secretário de Representação em Brasília, Fábio Reis, comentou sobre o desempenho educacional do município e frisou que a atual gestão não se empenhou para desenvolver o setor educacional.
“Uma gestão que está aí há quase 8 anos, que não construiu uma escola, muito menos uma sala de aula. Você vê que tem um secretário de Educação totalmente incompetente que não conhece nada sobre educação. Está aí o resultado!”, disse Fábio em tom de desabafo.
O secretário disse, ainda, que a atual gestora é pedagoga, mas não tem um olhar voltado para o desenvolvimento da educação no município, ao contrário do seu avô Artur Reis, que, nas palavras de Fábio “foi um prefeito que não tinha ‘leitura’, não tinha o estudo, só sabia fazer o seu nome; mas foi o prefeito que mais construiu escolas dentro do município de Lagarto porque ele sabia da importância.”3