Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade.
Aceitar
  • (79) 99911-9617
  • Rua Pacatuba, 254 - Aracaju/SE
sexta-feira, 26 jun 2026
SE79
  • Destaques
  • Sergipe
  • Política
  • Entretenimento
  • Vídeos
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde e Bem Estar
  • Economia
Reading: Lei Paulo Gustavo é para descentralizar recursos, diz ministra
Compartilhar
Font ResizerAa
SE79SE79
  • Destaques
  • Sergipe
  • Política
  • Entretenimento
  • Vídeos
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde e Bem Estar
  • Economia
Buscar
  • Destaques
  • Sergipe
  • Política
  • Entretenimento
  • Vídeos
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde e Bem Estar
  • Economia
Siga-nos

Início » Lei Paulo Gustavo é para descentralizar recursos, diz ministra

PolíticaBrasil

Lei Paulo Gustavo é para descentralizar recursos, diz ministra

Equipe SE79
Equipe SE79
15/05/2023
Compartilhar
5 Min Leitura
Brasília (DF), 14/05/2023 - A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa do programa Brasil em Pauta, da TV brasil. Foto Valter Campanato/Agência Brasil.
Compartilhar

Por Agência Brasil

O decreto que regulamenta a Lei Paulo Gustavo, assinado na última quinta-feira (11), disponibilizou R$ 3,8 bilhões para estados e municípios, que devem apresentar planos de ação destinados ao setor cultural no país. Em entrevista ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, falou sobre a importância e a urgência da medida.

“Durante aqueles anos de pandemia, nosso setor foi o primeiro que parou e o último que voltou. Nós estamos, justamente, executando uma lei emergencial, um direito do setor cultural, que ainda não se restabeleceu daquele processo de tantas perdas que tivemos, e o Paulo Gustavo recebeu essa homenagem, esse grande ator, essa figura incrível que perdemos”, destacou.

De acordo com o ministério, o investimento de R$ 3,8 bilhões é o maior já destinado à cultura e tem como objetivo chegar aos 27 estados, beneficiando 5.570 municípios. “[O decreto] atende a vários apelos do setor e faz uma coisa importante: a descentralização. Esse aporte vai chegar a todas as cidades do Brasil, todas as regiões. O ministério começa buscando efetivar essa questão do deslocamento do investimento, do fomento. Para nós, isso está sendo uma grande conquista”, explicou a ministra.

Do valor a ser disponibilizado, R$ 2 bilhões serão destinados aos estados e R$ 1,8 bilhão aos municípios. Para ter acesso aos recursos, os governos devem se inscrever por meio da plataforma TransfereGov e eles terão 60 dias para registrar os planos de ação a serem desenvolvidos com o aporte financeiro. Após a aprovação das propostas, os recursos serão liberados.

“É um momento tão intenso que nós vamos ter possibilidades de fazer cumprir, alimentar, socorrer e prestigiar o setor da cultura no Brasil, os agentes culturais e a população. A prefeitura da sua cidade vai poder propor festivais, cursos, editais, inclusive projetos para criar centros culturais. A gente precisa agora aproveitar esse momento novo da cultura no Brasil”, afirmou Margareth Menezes.

Lei Rouanet
Ainda sobre a descentralização dos recursos, a ministra falou sobre a Lei de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet. “Nós estamos travando diálogos com as empresas para sensibilizar para este novo momento. O ministério [da Cultura] também está trazendo uma prerrogativa de poder indicar, porque antes só as empresas podiam escolher. Nós, neste momento, vamos poder orientar as empresas para que esta descentralização aconteça”, acrescentou.

Por meio da Lei Rouanet, empresas e pessoas físicas podem patrocinar diversas formas de expressão cultural, abatendo o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. Os projetos patrocinados devem oferecer ingressos, produtos culturais gratuitos ou a preços populares, bem como promover ações de formação e capacitação junto às comunidades, o que contribui para ampliar o acesso da população à cultura.

Margareth explicou que se trata de um investimento na cultura, pois cada empresa pode dispor de 4% do imposto e a pessoa física também pode dispor de 6%. “Esse dinheiro é um dinheiro perdido? Claro que não. Ele retorna através das ações e também da prerrogativa de que existe a contrapartida social para cada projeto. E as pessoas reclamam que tem uns projetos que têm um peso maior de patrocínio, de milhões. O ministério não faz essa escolha, ela faz a análise. O que aquele projeto contempla? Às vezes uma peça de teatro emprega 100 pessoas, um musical, às vezes, emprega 170 pessoas e tem uma devolutiva social obrigatória”, apontou.

A ministra disse ainda que está em diálogo “franco” com as empresas sobre este tema. “A gente quer que a sociedade brasileira acredite no setor cultural do Brasil, que é uma potência, e vamos acabar com essa visão de criminalização do artista, de criminalização do fazer cultura no país. É o contrário: isso é uma ferramenta de emancipação, e não de criminalização”, enfatizou.

Você Pode Gostar

Para não confundir o eleitor, Justiça determina retirada da imagem de Hilda de todo material gráfico de Rafaela
Enem dos Concursos: governo lança 8 editais para 6.640 vagas; veja como se inscrever
Vereadores negam rumores sobre rompimento com o grupo de Gustinho Ribeiro para 2026.
Cristiano Viana confirma apoio à reeleição do deputado Fábio Reis em 2026
Sergipe receberá mais de 40 milhões em recursos para a segurança no novo pacote lançado pelo Governo Federal
Compartilhe este artigo
Facebook Email Print

Categorias

Brasil

Economia

Esportes

Vídeos

Shows e Eventos

Sergipe

Mais Lidas

BrasilEntretenimento

Conheça a história do garoto que criou um leão em casa no RJ

03/05/2023
Entretenimento

Sergipana será a única mulher trans na disputa do Miss Supranational Brasil 2024

17/11/2023
Destaques - PrincipalEntretenimentoSergipe

Lagarto ganha nova emissora de rádio: Serigy 93.9 FM inicia transmissões experimentais neste sábado (20)

20/12/2025
Sergipe

IBGE confirma que Itabaiana ultrapassa Lagarto e é a maior cidade do interior sergipano

29/06/2023
Sergipe

Ex-governador Albano Franco fraturou uma das sete vértebras cervicais após uma queda

28/08/2023
Destaques - PrincipalPolíticaSergipe

Fábio Reis lidera mais uma pesquisa de intenção de votos para deputado federal em Sergipe

01/12/2025

Publicidades

Você Pode Gostar

Destaques - PrincipalPolítica

Sérgio Reis avalia início de gestão em Lagarto e destaca diálogo, reorganização administrativa e busca por investimentos

17/05/2025
Destaques - PrincipalPolítica

Falta de liderança de Gustinho Ribeiro faz mais uma baixa em sua base: ex-vereador Rubinho do Tanque agora apoia Ícaro de Valmir

17/03/2025
Destaques - PrincipalPolíticaVídeos

Deputado federal Fábio Reis comenta votação sobre redução do IPTU e destaca investimentos em Lagarto

03/10/2025
Política

Marcos Aurélio aponta que vereadores Léo Rocha e Thays podem apoiar Samuel Carvalho na disputa em Socorro

08/03/2024
SE79

Redes Sociais

Fale com a Redação

  • Destaques
  • Sergipe
  • Política
  • Entretenimento
  • Vídeos
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde e Bem Estar
  • Economia

Fale com a Redação

  • Rua Pacatuba, 254 - Aracaju/SE
  • (79) 99911-9617
  • [email protected]

© Copyright 2025. Todos os Direitos Reservados – Feito com ❤ por R2 Sites