O secretário municipal de Saúde de Lagarto, Marlysson Magalhães, concedeu entrevista ao Jornal da 102 com Aclécio Prata, onde falou sobre a chegada da Carreta do programa “Agora Tem Especialistas”, uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Lagarto. A unidade móvel está instalada no pátio do Hospital do Amor e funcionará por 30 dias, oferecendo atendimentos especializados voltados à saúde da mulher.
Durante a participação, o secretário destacou que a estrutura foi montada para atender à demanda reprimida de exames e consultas, oferecendo uma ampla gama de procedimentos como ultrassonografias pélvica, transvaginal e mamária, mamografias, colposcopia, biópsias, punções mamárias, CAF e exames anátomo-patológicos.
Marlysson explicou que a chegada da carreta representa um importante reforço para a rede municipal de saúde, permitindo reduzir as filas de espera e agilizar o diagnóstico e o tratamento de doenças ginecológicas e mamárias. Ele afirmou ainda que a ação faz parte das estratégias do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
O secretário informou que os atendimentos são direcionados a mulheres que possuem encaminhamento médico formalizado. Para ter acesso aos serviços, as pacientes devem procurar o agente comunitário de saúde ou a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) do seu território, que fará a triagem de acordo com os critérios clínicos e a disponibilidade da agenda.
A gestão municipal reforça que a iniciativa reforça o compromisso com o cuidado integral à saúde da mulher e a ampliação do acesso aos serviços especializados em Lagarto.




