O secretário executivo de Estado do Meio Ambiente e Ações Climáticas, Samir Souza Felipe, e o secretário municipal de Meio Ambiente e Ações Climáticas de Lagarto, Givaldo Souza, participaram do Jornal da 102 com JC para destacar a realização da segunda consulta pública do Plano Estadual de Ações Climáticas (Peac) no município.
Durante a participação no programa, Samir Souza Felipe ressaltou a importância do diálogo com a sociedade na construção de políticas públicas voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas. A consulta pública acontece nesta terça-feira, 16, a partir das 8h, no Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Lagarto, e é aberta a todos os interessados em contribuir com propostas e estratégias para mitigação de impactos ambientais e adaptação climática.
O secretário executivo explicou que o Plano Estadual de Ações Climáticas vai orientar políticas públicas voltadas ao fortalecimento da resiliência, à adaptação da sociedade e à promoção de ações que contribuam para a descarbonização, alinhando Sergipe aos compromissos nacionais e internacionais de sustentabilidade. Nesta etapa, são apresentados à população o diagnóstico ambiental e as propostas iniciais elaboradas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA).
Durante o Jornal da 102, o secretário municipal Givaldo Souza convidou a população de Lagarto e região a participar da consulta pública, reforçando que a presença da sociedade é fundamental para que o plano reflita as necessidades e realidades locais. A iniciativa também busca reduzir desigualdades sociais, proteger povos e comunidades tradicionais e preservar os recursos naturais, garantindo desenvolvimento sustentável.




